Sou corredor logo como Batata doce

Sou corredor logo como Batata doceJá estávamos a dever este artigo aos nossos leitores desde o início dos artigos sobre alimentos interessantes para corredores. Desde há uns bons anos que a batata doce entrou na alimentação do dia a dia e atualmente é raro encontrar alguém que nunca tenha provado esta “batata diferente”.

O que tem esta batata de diferente?

 

Batata branca

Batata doce

Valor energético (kcal)

87

100

Proteína (g)

2

2

Hidratos de carbono (g)

20

21

Dos quais açúcares

0,9

6,5

Gordura (g)

0,1

0,2

Fibra (g)

2

3

Tabela : Composição nutricional da batata doce (Fonte: INSRJ , 2006; USDA 2018)

Como pode ver na tabela, o valor energético por 100g não muda muito da batata “convencional” assim como o teor de hidratos de carbono por 100g.

Os mais atentos vão observar que o valor de açúcares é muito mais elevado na batata doce, no entanto este é um valor médio que varia muito com o teor de maturação. Tem também mais fibra do que a batata branca.

O essencial é invisível aos olhos

Como acontece com a maioria dos alimentos, a riqueza nutricional não está apenas nos valores de energia e macronutrientes mas sim nos micronutrientes. E aqui a batata doce ganha alguns pontos de vantagem:

  • Excelente fonte de pró-vitamina A na forma de beta caroteno, 100g chegam aos 300% da dose diária recomendada. Excelente como reforço de antioxidantes e nutrientes imunomoduladores;

  • Fornece igualmente as principais vitaminas do complexo B responsáveis pelo metabolismo energético sobretudo a B6 (14% DDR), a B1 e a B2 (7% DDR).

  • Destaca-se igualmente o teor de potássio (14% DDR), de manganésio (25%) mas também de outros minerais importantes como o magnésio, cobre e o fósforo (6% DDR).

Como preparar e quando incluir? 

  • Está cansado/a de banana como refeição pré-treino? Tenha sempre batata doce assada ou cozida, é mais sustentável se ainda faltam 30-45minutos antes do treino e muito saborosa com canela.

  • Excelente para fazer tortilhas e panquecas que substituem o pão num lanche. 1 ovo, 30g batata doce cozida amassada, 2minutos no microondas e está feito.

  • E sim, também fazem umas boas torradas. Asse uma batata doce e depois corte longitudinalmente em fatias finas. Torre e barre com manteiga de amendoim natural.

São perfeitas para levar como abastecimento nos trails e voltas de bicicleta, conservam-se facilmente e como pode ver 100g batata doce (meia batata doce média sensivelmente) fornece o mesmo teor de hidratos de carbono que um gel.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES