Material obrigatório nas provas de trail, sim ou não?

Material obrigatório nas provas de trail, sim ou não?Já praticamente todas as provas de trail exigem material obrigatório, medida essencial para prevenir a segurança dos atletas. Parece-nos uma medida sensata e lógica. Mas deverá esta medida ser obrigatória?

Mesmo sendo uma medida obrigatória há neste contexto falhas evidentes que todos conhecemos, desde organizações que não fazem qualquer controlo mesmo o exigindo, descridibilizando a medida, a atletas que de uma forma ou outra “furam o esquema”.

Parece-me inconsciente o atelta que vai para a montanha sem por exemplo uma manta térmica. Trata-se de uma peça essencial que pode salvar uma vida, e que tem um peso e preço irrelevante. Não há desculpa. Tratando-se uma peça essencial, o atleta tem que se mentalizar que a deve transportar, seja em prova ou em treinos.

Há muita inconciência nos atletas de trail. Todos conhecemos os que evitam levar frontal porque não vai ser tão lento que o vá chegar de noite. E se se lesionar e tiver que esperar muito tempo por ajuda? E os que levam telemóvel “faz de conta”. Como vão ativar o pedido de ajuda?

Terão as organizações que ser responsáveis e preocuparem-se com o mais básico em termos de segurança pessoal?

Eu acho que não. Nem sei mesmo se deveria de haver material obrigatório. Os atletas terão que analisar a prova e optar por excesso acerca daquilo que poderão necessitar.

Há negligência clara por parte de muitos atletas. Preocupam-se com as melhores sapatilhas, os pernitos, o gel e todos os restantes adereços, mas o mais básico está fora da sua check-list para as provas ou treinos

Em resumo, neste momento não temos atletas com a consciência suficiente para por si só decidirem o material que deverão levar, estando as organizações a fazer esse papel.

No futuro não terão as organizações que se preocupar com a segurança do percurso e restantes assuntos relacionados com o bem estar dos atletas e estes se preocuparem com a sua própria segurança?

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES