Material obrigatório nas provas de trail, sim ou não?

Autor: Vitor Dias  /   Janeiro 29, 2019  /   Publicado em Notícias  /   Sem Comentários

Material obrigatório nas provas de trail, sim ou não?Já praticamente todas as provas de trail exigem material obrigatório, medida essencial para prevenir a segurança dos atletas. Parece-nos uma medida sensata e lógica. Mas deverá esta medida ser obrigatória?

Mesmo sendo uma medida obrigatória há neste contexto falhas evidentes que todos conhecemos, desde organizações que não fazem qualquer controlo mesmo o exigindo, descridibilizando a medida, a atletas que de uma forma ou outra “furam o esquema”.

Parece-me inconsciente o atelta que vai para a montanha sem por exemplo uma manta térmica. Trata-se de uma peça essencial que pode salvar uma vida, e que tem um peso e preço irrelevante. Não há desculpa. Tratando-se uma peça essencial, o atleta tem que se mentalizar que a deve transportar, seja em prova ou em treinos.

Há muita inconciência nos atletas de trail. Todos conhecemos os que evitam levar frontal porque não vai ser tão lento que o vá chegar de noite. E se se lesionar e tiver que esperar muito tempo por ajuda? E os que levam telemóvel “faz de conta”. Como vão ativar o pedido de ajuda?

Terão as organizações que ser responsáveis e preocuparem-se com o mais básico em termos de segurança pessoal?

Eu acho que não. Nem sei mesmo se deveria de haver material obrigatório. Os atletas terão que analisar a prova e optar por excesso acerca daquilo que poderão necessitar.

Há negligência clara por parte de muitos atletas. Preocupam-se com as melhores sapatilhas, os pernitos, o gel e todos os restantes adereços, mas o mais básico está fora da sua check-list para as provas ou treinos

Em resumo, neste momento não temos atletas com a consciência suficiente para por si só decidirem o material que deverão levar, estando as organizações a fazer esse papel.

No futuro não terão as organizações que se preocupar com a segurança do percurso e restantes assuntos relacionados com o bem estar dos atletas e estes se preocuparem com a sua própria segurança?

Notícia Relacionada...  Ultra Trail das Aldeias do Xisto
Prozis 10% CORRERPORPRAZER

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2019 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.