Consultas de atividade física no Serviço Nacional de Saúde

Consultas de atividade física no Serviço Nacional de SaúdeO Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ter uma consulta de atividade física para doentes crónicos. O projeto arrancará no inicio de 2019 e numa primeira fase destina-se a pessoas com diabetes tipo 2 e depressão.

Os doentes serão convidados pelo médico de família a participar neste programa e serão acompanhados e avaliados durante 6 meses.

O SNS vai ter 13 projetos-piloto em unidades de Norte a Sul do país, onde os doentes serão encaminhados para uma consulta multidisciplinar. “Esta consulta vai ser coordenada por um médico com uma especialização ou pós-graduação em medicina desportiva, em colaboração com um profissional da área do exercício físico. Depois há outros profissionais de saúde que poderão ser envolvidos, como fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, caso a caso e por referenciação”.

No Reino Unido e na Suécia, a prescrição de exercício físico acompanhado a doentes crónicos é uma prática comum. No caso da diabetes tipo 2 e da depressão, a evidência científica mostra que a atividade física tem um efeito importante ao nível da prevenção, mas também ao nível do tratamento ou como coadjuvante terapêutico.

Os projetos-piloto vão ser lançados no primeiro trimestre de 2019 e que os resultados serão depois avaliados para perceber o impacto na saúde dos doentes e nas contas do SNS. Se o saldo for positivo, a DGS pondera alargar a iniciativa a outras unidades do país.

Notícia original: TSF

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES