Consultas de atividade física no Serviço Nacional de Saúde

Autor: Vitor Dias  /   Dezembro 10, 2018  /   Publicado em Notícias
Tempo de Leitura: 2 minutos

Consultas de atividade física no Serviço Nacional de SaúdeO Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ter uma consulta de atividade física para doentes crónicos. O projeto arrancará no inicio de 2019 e numa primeira fase destina-se a pessoas com diabetes tipo 2 e depressão.

Os doentes serão convidados pelo médico de família a participar neste programa e serão acompanhados e avaliados durante 6 meses.

O SNS vai ter 13 projetos-piloto em unidades de Norte a Sul do país, onde os doentes serão encaminhados para uma consulta multidisciplinar. “Esta consulta vai ser coordenada por um médico com uma especialização ou pós-graduação em medicina desportiva, em colaboração com um profissional da área do exercício físico. Depois há outros profissionais de saúde que poderão ser envolvidos, como fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, caso a caso e por referenciação”.

No Reino Unido e na Suécia, a prescrição de exercício físico acompanhado a doentes crónicos é uma prática comum. No caso da diabetes tipo 2 e da depressão, a evidência científica mostra que a atividade física tem um efeito importante ao nível da prevenção, mas também ao nível do tratamento ou como coadjuvante terapêutico.

Os projetos-piloto vão ser lançados no primeiro trimestre de 2019 e que os resultados serão depois avaliados para perceber o impacto na saúde dos doentes e nas contas do SNS. Se o saldo for positivo, a DGS pondera alargar a iniciativa a outras unidades do país.

Notícia original: TSF

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Vila do Conde Outlet Fashion

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*