...

Aguiar da Beira inaugura hoje 3 percursos de Orientação turística 

Aguiar da Beira inaugura hoje 3 percursos de Orientação turística Projeto Oriented for Life vai desde o Lazer até à alta competição, culminando em 2019 com a organização do campeonato do Mundo de Juniores.

Tendo por base as mais valias do território, o Município de Aguiar da Beira, apoiado pelo Turismo de Portugal, está a desenvolver o projeto “Oriented for Life”, iniciativa que pretende posicionar o território como destino privilegiado para a prática da modalidade de Orientação, seja ela na vertente competitiva ou turística.

Do ponto de vista turístico, um dos pontos principais deste projeto consiste na criação de três percursos permanentes:

(1) Percurso de Orientação Turística de Aguiar da Beira ;
(2) Percurso de Orientação Turística Dolmens de Carapito;
(3) Percurso de Orientação Turística Rota do Míscaro.

Todos estes percursos foram desenvolvidos com foco na vertente turística, onde o cidadão comum pode explorar vários pontos turísticos do Município de Aguiar da Beira, ao mesmo tempo que estabelece contacto com a modalidade de Orientação. Todos os percursos têm acesso gratuito – podendo os interessados obter os mapas na biblioteca municipal ou no site www.orientedaguiar.pt.

Nesse mesmo site irão estar disponíveis Guias de Orientação Turística, nos quais pode ser consultada informação diversa sobre os percursos, a modalidade de Orientação e o Município de Aguiar da Beira.

Do ponto de vista da competição

Desde a primeira competição internacional, em Aguiar da Beira (2014), que o feedback dos melhores atletas do mundo tem sido incrível. Relatos da experiente treinadora checa Eva Jurenikova, que escreveu no Twitter “Orientação dificilmente pode ser melhor que em Aguiar da Beira”, e de Thierry Gueorgiou, atleta Francês que foi campeão do mundo catorze vezes, que considera Aguiar da Beira dos melhores locais do mundo para a prática da modalidade, comprovam a excelência do concelho para a prática da modalidade e, complementarmente, ano após ano, o número de atletas nacionais e estrangeiros que visitam Aguiar da Beira tem vindo a aumentar.

Tendo por base todos os predicados do território para a prática da modalidade de Orientação, recentemente a Federação Internacional de Orientação atribui a Aguiar da Beira a organização do Campeonato do Mundo de Orientação de Juniores em 2021, evento que seguramente será um marco desportivo para toda aquela região.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES