“Para quanto vais?” é uma frase comum entre atletas de pelotão. Se os mais experimentados saberão o ritmo a adoptar tendo como objectivo apenas finalizar a prova ou atingir determinado tempo, já os estreantes não saberão muito bem qual a velocidade a impor e dizer à família a que horas cortarão a meta ou chegarão a casa.
Na minha opinião, a maratona é uma prova muito táctica. Aos estreantes aconselho prudência no que respeita ao ritmo a adoptar. Terão muito tempo e muitas provas para fazer melhor tempo do que na vossa primeira experiência nesta distância. Vão com calma e lembrem-se que concluir a prova é o principal objectivo. Seja qual for o tempo final, irá ser algo que nunca conseguiram, por isso o êxito é garantido.
Mas qual deverá ser o ritmo que deverei adoptar? A tabela seguinte mostra-nos em termos teóricos qual o tempo que poderemos fazer com base no nosso tempo à meia maratona. É uma tabela meramente indicativa mas que poderá dar uma ideia do tempo a alcançar. Com base no seu tempo na(s) última(s) meias maratonas (*), veja o tempo possível na maratona. Não fique obcecado pelos tempos indicados, fique apenas com uma ideia. Corra com prazer e usufrua da corrida, da paisagem, da presença do público, dos pontos de animação. Faça deste dia um dia inesquecível pelas melhores razões.
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal.
Site Oficial: www.vitordias.pt
9 Comentários