És maratonista? Ou somos todos ou são muitos poucos os que o são…

Autor: Vitor Dias  /   Outubro 02, 2018  /   Publicado em Notícias  /   4 Comentários

És maratonista? Ou somos todos ou são muitos poucos os que o são...Fui analisar o significado da palavra maratona em dois dicionários e fiquei surpreendido. É provável que também o possas ficar.

Segundo a Infopédia, é “atleta que corre na maratona“. Já no dicionário da Priberam trata-se de “Que ou quem participa numa maratona“.

Ora em ambos se depreende que basta alinhar à partida para se ser maratonista, nem é necessário terminá-la. Assim sendo, quase toda a gente o pode ser, basta inscrever-se numa prova desta distância e já está.

Deixando de parte a questão etimológica do assunto e tomando como senso comum de quem termina uma maratona se torna maratonista, questiono aqui se será mesmo assim.

Se eu termino uma ou mesmo umas dezenas de maratonas, poderei considerar-me maratonista? Essa não é a minha principal actividade e não sei se será correcta a designação. Eu até posso cozinhar todos os dias mas não sou cozinheiro, eu até pinto a minha casa e não sou pintor, eu até posso ter uma horta e não sou agricultor. Será maratonista apenas os que fazem da maratona a sua profissão?

Já nem sei o que sou e se é necessária uma designação para a distância que gosto de correr. Sei que ela me desafia cada vez mais e que a percorro cada vez com mais prazer.

Qual a vossa opinião?

 

Ultra Trail Medieval 2019

4 Comentários

  1. António Araújo 2 de Outubro de 2018 23:44

    É um sonhador. Pelo menos era isso que eu via nos atletas junto dos seus pacemakers… Cada um com o seu tempo de trabalho, mediante as suas capacidades físicas. Objetivo: Terminar e concluir a prova. Depois de esbarrar nessa hade vir uma próxima e assim se fazem os maratonistas. Não elitistas.

  2. António Belo 4 de Outubro de 2018 16:53

    Vendo o assunto por essa ponta, também não sou maratonista, mas prefiro virar a questão e, então digo que sou tudo isto: maratonista porque completei a maratona, pintor porque já pintei a casa e cozinheiro porque já fiz alguns cozinhados e, a nível profissional, desempenhei vários papéis e, por fim, embora não caiba nas profissões nem nos passatempos, também sou uma boa pessoa (rapaz era melhor)!.

  3. Rui Pereira 3 de Novembro de 2018 21:21

    Há muitos anos atrás recordo-me de uma entrevista a um artista de BD português, a quem perguntaram se se considerava um profissional da Banda Desenhada, ao que ele respondeu que não e explicou: profissional é alguém que faz de uma certa atividade uma profissão a tempo inteiro, mas no caso da BD tal era impossível em Portugal, tinha de fazer outros trabalhos para ganhar a vida.

    No meu caso já corri algumas maratonas, mas não consigo fazer vida disto, sou um maratonista amador.

  4. Miguel Braga 3 de Novembro de 2018 23:46

    Pode não ser maratonista quem percorre 42.195m…mas quem o faz numa prova homolugada é! Como uma atleta que faz um tempo para recorde…só conta se for uma prova oficial! É a mesma coisa!

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.