Lago de Sanabria recebe evento nos dias 5, 6 e 7 de Outubro

Lago de Sanabria recebe evento nos dias 5, 6 e 7 de OutubroUltra Sanabria bate recorde de participantes, contando com mais de duzentos inscritos para a prova deste Outono

  • A corrida por etapas organizada em Zamora tem três distâncias percorridas em etapas, 110, 62 e 45 kms, que podem ser realizadas individualmente ou em equipas. Existem também duas provas com a duração de um só dia : 33 e 19km.

  • Percorrendo o Parque Natural do Lago Sanabria, o evento conta com corredores vindos de todas as regiões de Espanha e quase 40% dos inscritos são atletas Portugueses.

Realizada de 5 a 7 de Outubro, a Ultra Sanabria Caja Rural vai levar todos os participantes a percorrer o Parque Natural do Lago Sanabria e área circundante. O número de inscritos já ultrapassou a barreira dos duzentos.

O evento é organizado pelo Município de Zamora, sendo patrocinado pela Caja Rural, a Junta de Castilla y León, Grão de Bico de Fuentesaúco, Rede Elétrica Espanhola e La Pedriza. Conta com participantes de todas as partes da Península Ibérica, assumindo especial destaque a participação de atletas Portugueses. Cerca de 40% dos inscritos deslocam-se de Portugal até à vizinha Espanha para participar nesta prova.
A Ultra Sanabria Caja Rural, tem três distâncias disponíveis, permitindo a presença de atletas com diferentes níveis de preparação. As inscrições estão disponíveis no site oficial do evento www.ultrasanabria.es. A prova mais longa tem 110 kms e 6.000 metros de desnível positivo. Entre as mudanças comparativamente à primeira edição, destaque para a inclusão da subida ao Pico Vizcodillo, situado na província de Leon e com uma altitude acima dos 2000 metros.

Os 62km com 3.000 metros de desnível positivo é a segunda distância mais longa. A Maratona tem 42 kms e 2.500 de desnível positivo, tendo o apoio da Associação MONTANERA Zamorana, o Montanhismo Clube Sanabria, o Traileros de Culebra e Trail Run Esporte Toro.

Às três provas por etapas, juntam-se mais duas provas a realizar em apenas um dia, que permitirão também aos atletas que pretendem correr apenas um dia, desfrutar da região e do percurso. O Grande Prémio da Maratona de Sanabria terá lugar no Sábado, 6 de outubro, com uma distância de 19 kms. O Ultra Sanabria Grand Prix será realizado no Domingo 7 e tem uma distância de 33 kms.

Semelhanças com o ciclismo e com uma grande Volta por etapas

Na Ultra Sanabria Caja Rural não existe apenas prémios para os atletas mais rápidos a completar todas as etapas. Numa clara semelhança com o ciclismo, existirão quatro prémios diferentes, destinadas a recompensar “características diferentes” dos participantes.

“Já expressamos em nossa primeira edição a ideia de nos inspirarmos no ciclismo. Por razões de tempo, nessa edição apenas conseguimos premiar a classificação geral, mas neste segundo ano queremos continuar a trabalhar nesse objetivo”, referiu Antonio del Pozo, diretor do evento realizado no Parque Natural do Lago de Sanabria e Arredores.

Assim, os três percursos da Ultra Sanabria: Ultra (ULSA), a Grande Trail (ESWG) e Marathon (MASA) terão diferentes classificações. Existe um prémio para a Classificação Geral, o melhor nas montanhas (trepador), nas descidas e o melhor Corredor Zamorano.
Cada líder, masculino e feminino, vestirá a camisola de líder na disciplina correspondente.

Além disso, a Ultra Sanabria por etapas vai atribuir pontos para o Ultra Trail do Mont Blanc (UTMB), a prova de montanha mais conhecida a nível Europeu.
Os pontos atribuídos irão variar consoante a distância da prova. Os atletas finalistas dos 110km vão adquirir quatro pontos, enquanto nos 62km ganham dois pontos. A prova de 33 km (1.500m D+) a realizar no Domingo 7 de Outubro, atribui também um ponto.

Mais informações em www.ultrasanabria.es

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES