...

Azores Trail Run – O fim do plástico

Azores Trail Run - O fim do plásticoAzores Trai Run® adere ao programa BYOU – “Bring Your Own Utensils”

O evento de trail running, que acontece a 25 e 26 de maio, integra, pela primeira vez, o circuito mundial da modalidade, na categoria “Discovery”.

O Azores Trai Run® adere, na sua 5.ª edição, ao programa BYOU – “Bring Your Own Utensils”, que, em português, significa “traga seus próprios utensílios”. Assim, a partir do ano 2018, a organização não distribuirá talheres descartáveis, copos ou tigelas nos postos de abastecimento, convidando os atletas a levar os seus próprios utensílios. Este programa foi criado em janeiro de 2018, durante o Vibram Hong Kong 100, sendo agora implementado pela primeira vez numa prova de trail da Europa.

O trabalho do Azores Trail Run® na área ambiental pretende, no entanto, ser ainda mais ambicioso, com a organização a implementar medidas cada vez mais sustentáveis, prevendo-se uma redução da utilização de plástico em mais de 95%, graças a utilização de marcação reutilizável e ao facto do jantar de entrega de prémios ser realizado com loiças e talheres tradicionais.

A preocupação desta organização em tomar medidas em prol da promoção do ambiente verifica-se desde a sua primeira edição, em 2014, com a implementação do projeto “Pegada 0, SOS Laurissilva dos Açores”, em que os atletas participam numa plantação de árvores naturais dos Açores, que visa compensar a pegada ecológica da prova.

Recorde-se que, em 2018, o Azores Trail Run® integra o circuito mundial da modalidade (Ultra-trail World Tour), na categoria “Discovery Races”. O Azores Trail Run® é uma organização do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, com a colaboração do Parque Natural do Faial, e conta com o alto patrocínio do Governo Regional. O evento conta também com os apoios da Câmara Municipal da Horta, da Azores Airlines, da Atlânticoline, da Click – Saúde e Bem Estar e da Martipereira.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES