...

Três anos três pódios na Costa Rica para Ester Alves

Três anos três pódios na Costa Rica para Ester AlvesEster Alves alcançou o 2.º lugar do pódio do The Coastall Challenge. As suas grandes rivais foram a holadesa Ragna Debats que bateu todos os recordes de tempo nas 6 etapas desta prova, e a americana Suzanna Guadarrama que andou sempre a “morder” os calcanhares a Ester, apenas batendo a portuguesa na 4.ª e 5.ª etapa, quando o cansaço atacou a atleta da Salomon Suunto Portugal.

A 4.ª etapa é sem dúvida a mais difícil, pois os atletas já levam nas pernas 114km e 4630 metros de desnível acumuldado e partem para mais 37 km com 2500 metros de desnível acumulado, onde começam com uma subida de 10 km desde o nível do mar até aos 1000 m da cordilheira Fila Costeña.

Ester recuperou o seu 2.º lugar na 6.ª e última etapa e terminou os 236 km da The Coastall Challenge Expedition com um acumulado de 26h 59’. Ester Alves que no ano passado tinha ficado em 3.º lugar e em 2016 em 1.º, fecha a expedição de 2018 em 2.º lugar, alcançando assim todos os lugares do pódio nas suas 3 participações.

“Foi muito dificil estar a lutar mais um ano pelo pódio. O primeiro lugar foi conseguido pela Ragna Debats que é a Campeã Europeia de Skyrunning e terceira no Campeonato do Mundo de Trail.

Foi um enorme sufoco e prazer chegar à meta com ela na última etapa e conseguir o segundo lugar entre ela e a americana Suzanna especialista em provas de longa distância. Este ano foi o ano com maior participação feminina e a competição masculina foi de topo mundial.” Acrescentou a atleta.

Ester regressa a Portugal na próxima semana para começar já a preparar o seu próximo desafio, neste momento espera por um barco que a leve até São José onde passará uma noite antes do regresso.

Já o pódio masculino foi decidido ao sprint em todas as etapas, pois Tom Evans e Hayden Hawks cortaram as metas separados por segundos. Tom levou sempe a melhor a Hayden e ganhou todas as etapas sagrando-se vencedor absoluto, nesta que foi a sua primeira experiência na selva tropical. Em terceiro lugar ficou Michael Wardian, apesar de não ter alcançado nenhum terceiro lugar nas etapas, a lesão de Timothy Olson na 4.ª etapa e a desistência de Jorge Paniagua e Marcus Scotney que se perderam, valeram-lhe umas subidas na classificação.

Os portugueses em prova José Cabral e André Castro terminaram a corrida em 8.º e 13.º lugar respetivamente.

O The Costal Challenge regressa em 2019 com a 15.ª edição e certamente também Ester Alves regressará.

Foto de Ian Corless

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES