Vai começar a correr em 2018? Tenho 5 dicas para si

Muitas são as pessoas que aproveitam a chegado do novo ano para iniciar a prática da corrida. É um atividade física que requer pouca logística e custos, que pode ser praticada com ou sem companhia, independentemente das condições meteorológicas, que se ajusta aos horários profissionais e familiares, ganhando por isso adeptos, ano após ano.

Se uma das suas new year´s resolutions é começar a correr, este artigo é para si. Antes de começar há alguns cuidados que deve ter em consideração para evitar lesões.

1. Compre umas SAPATILHAS adaptadas a si
Provavelmente terá em casa umas sapatilhas antigas, mas é importante perceber se apesar de ainda estarem novas por fora continuam a ter uma boa capacidade de amortecer. Compre umas sapatilhas adaptadas ao seu peso, ao seu pé, ao seu tipo de apoio, específicas para corrida. Evite sapatilhas de competição que, apesar de muito leves e por isso atrativas, amortecem muito pouco. Respeite a sua duração de vida porque depois disso deixam de o proteger do impacto.

2. Treine também a sua FLEXIBILIDADE
O treino da flexibilidade deve ser uma componente do plano de treino de qualquer corredor amador ou profissional. Se o seu corpo se encontra dentro de uma “camisa de forças” terá mais dificuldade em progredir, em se adaptar aos diferentes terrenos, começará a ajustar a técnica de corrida às suas limitações e a lesão acabará por chegar. Não confundir treino de flexibilidade com alongamentos suaves a realizar no final da corrida para ajudar os músculos a relaxar e a voltarem ao seu estado inicial. O treino de flexibilidade deve ser realizado fora dos momentos de fadiga. Opte por realizar poucos alongamentos de cada vez, mas faça-os com calma, o músculo precisa de tempo para “aceitar” o alongamento, progressivamente e evitando compensações.

3. Complemente a corrida com TREINO DE FORTALECIMENTO muscular, fortalecimento de core (treino funcional) e/ou pilates. Correr é uma atividade muito completa mas não chega. Procure por si ou com acompanhamento, 1 ou 2x por semana realizar um treino simples de fortalecimento muscular específico para corredores, para equilibrar os diversos grupos musculares, melhorar o seu core e o seu equilibro.

4. Inicie progressivamente a prática da corrida, dando tempo ao seu sistema músculo-esquelético e ao seu sistema cardiorrespiratório para se adaptar ao treino. Se não pratica exercício físico há algum tempo, mesmo que esteja muito motivado para atingir resultados rapidamente, comece com calma. De preferência procure ser acompanhado por um profissional (treinador, PT, professor de educação física, fisioterapeuta desportivo) que lhe dará indicações sobre a corrida ou lhe realizará um PLANO DE TREINO. Um bom equilíbrio e descanso é fundamental para que não se lesione. Procure descansar bem, hidratar-se e ter uma alimentação saudável.

5. Faça uma AVALIAÇÃO INICIAL com um fisioterapeuta/osteopata/RPGuista. Todos temos desequilíbrios musculares/posturais que quando não tidos em conta no treino podem desencadear lesões. Conheça o seu corpo e aprenda formas de se proteger. Faça uma sessão regular de osteopatia para eliminar as tensões/bloqueios que o seu corpo vai naturalmente acumulando.

Bons treinos e um excelente 2018.

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES