Um queijo de corredor

Autor: Filipa Vicente  /   Outubro 14, 2017  /   Publicado em Alimentação, Notícias, Slider
Tags: proteina, queijo, queijo quark

Um queijo de corredorO consumidor e especialmente o corredor está cada vez mais exigente na oferta de produtos alimentares que possa trazer uma mais valia na variedade da sua alimentação. O quark é um bom exemplo disso mesmo. É um queijo fresco com uma textura diferente, versátil porque pode servir para substituir o iogurte mas também para fazer receitas como quiches e ainda sobremesas. Saiba o que pode fazer com ele neste artigo.

O quark é um queijo fresco produzido através do aquecimento do soro de leite até se atingir um certo nível de coalho, trata-se de um queijo fresco com uma certa acidez e uma textura suave, sendo sobretudo característico da Alemanha. Ganhou fama e fãs em Portugal como fonte proteica, com melhor conservação do que o queijo fresco tradicional, e também maior versatilidade.

O valor energético pode variar entre 65 e 100kcal por 100g de acordo com o teor de gordura, encontramos no mercado produtos com 20% de gordura mas também já há opções 0% ou com 5%.

A grande vantagem deste produto face a um iogurte é o seu teor proteico, fornece 7 a 9g de proteína por 100g enquanto um iogurte tem 5g/100g. Tem também melhor digestibilidade devido ao facto de utilizar o soro de leite e não o leite completo o que reduz substancialmente o teor de lactose do produto final para valores quase vestigiais.

É perfeito para:

  • Substituir o iogurte no pequeno-almoço, combine o quark com aveia, frutos secos e fruta;

  • Uma sobremesa proteica, pode combinar o quark com gelatina sem açúcar, faça a gelatina de acordo com as instruções e misture com quark antes de levar ao frio;

  • Uma quiche, substitui as natas na perfeição: 250g de quark, 5 ovos, 4 latas atum e verduras a gosto e tem uma quiche perfeita sem massa e sem cobertura de natas para 8 pessoas;

E agora, um quark 100% made in Portugal

As marcas portuguesas também já começam a inovar neste campo, a Santiago mandou-nos o novo produto de Queijo Quark para experimentarmos. Trata-se de um queijo feito com leite 100% português, sem aditivos nem conservantes adicionados e apenas 5g de gordura em 100g de quark, perfeito para desportistas e todos os que pretendem um produto versátil e saudável.

Leia também ...  Proteína na Corrida

Sobre Filipa Vicente

Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: www.filipavicente.net
Milaneza

One Comment

    X