Porque é que hoje é dia do maratonista?

Autor: Vitor Dias  /   Agosto 07, 2017  /   Publicado em Notícias, Slider  /   Sem Comentários

Porque é que hoje é dia do maratonista?Hoje, 7 de agosto, é comemorado o Dia do Maratonista. A homenagem prestada a todas as pessoas que conseguiram completar os 42,19m de uma maratona.

Saiba porque se comemora hoje e graças a quem.

Este dia comemora-se graças ao etíope Abebe Bikila que nasceu em 7 de agosto de 1932.

Filho de pastores, foi o primeiro atleta a vencer duas maratonas olímpicas – Roma 1960 e Tóquio 1964.

Um acidente automobilístico, em 1969, deixou-o paralítico. Quatro anos depois, em 23 de outubro de 1973, Bikila faleceu vítima de uma hemorragia cerebral.

Desde 2012, o atleta está imortalizado no Hall da Fama da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês).

Curiosidades sobre Abebe Bikila:

  • Bikila entrou para a equipa que viajaria a Roma, em 1960, praticamente quando o avião já se preparava para partir. Ele substituiu Wami Biratu, que havia partido o tornozelo durante um jogo de futebol.

  • Patrocinadora dos Jogos Olímpicos de 1960, a adidas tinha poucos pares de sapatilhas disponíveis para os atletas. Bikila experimentou alguns, mas não se sentiu confortável com nenhum deles. Resultado: foi campeão olímpico correndo descalço.

  • O seu técnico, Onni Niskanen, comentou que o atleta com o número 26 seria o grande concorrente dos etíopes na prova. Tratava-se do marroquino Rhadi Ben Abdesselam. Contudo, o atleta rival havia participado em provas de pista na Olimpíada, quando utilizou o número 185. Rhadi acabou utilizando o mesmo número para a maratona. Durante a prova, Bikila estava “caçando” o número 26, enquanto disputava a prova contra um corredor com o número 185 – justamente Rhadi. No fim da prova, o etíope venceu (2h15’16”, recorde mundial na época) e o marroquino foi o segundo, 25 segundos depois.

  • De volta a seu país como herói, criou-se um ditado dizendo que foram necessários um milhão de soldados italianos para invadir a Etiópia e apenas um etíope para conquistar Roma. A referência dá-se por conta da Guerra Ítalo-Etíope, que durou entre 1935 e 1936, quando a Itália de Benito Mussolini invadiu Abissínia, hoje chamada de Etiópia.

  • 40 dias antes da maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, Bikila sentiu fortes dores e sofreu um colapso ao tentar continuar a correr. No hospital, foi diagnosticado e prontamente operado com apendicite aguda. Mesmo antes da alta médica, já fazia pequenos treinos à noite no jardim do hospital.

  • Calçado por exigência dos organizadores, Bikila conseguiu novamente bater o recorde mundial: 2h12’12”.

  • A organização da Olimpíada esqueceu-se de providenciar a partitura do hino etíope para que fosse tocado após o atleta receber a medalha. Então, a conquista do ouro foi comemorada ao som do hino japonês.

  • Bikila também foi à Cidade do México para as Olimpíadas de 1968 – em que, simbolicamente, utilizou o número 1 –, mas, durante a prova, no quilómetro 17, sentiu uma lesão no joelho e abandonou. O seu compatriota, Mamo Wolde, foi o grande campeão. Ele declarou que se Bikila não se tivesse lesionado, certamente ganharia o tri.

  • Após a sua morte, em 1973, 75 mil pessoas acompanharam o funeral e o enterro do herói nacional. O Imperador Haile Selassie declarou um dia de luto na Etiópia.

Fonte: A Sua Corrida (adaptado)

Artigos relacionados

  • Mais de 247 mil pessoas candidataram-se à Maratona de Londres 2016Mais de 247 mil pessoas candidataram-se à Maratona de Londres 2016 A maratona de Londres estabeleceu um novo recorde no que respeita ao nº. de candidatos que mostraram interessados em participar na edição de 2016. Foram mais precisamente 247.069 corredores que se registaram nos 5 […]
  • Qual a melhor hora para treinar?Qual a melhor hora para treinar? Depende dos seus objectivos. Vai ao ginásio ‘quando pode’? Saiba que, dependendo do seu objetivo, há uma altura ideal para praticar exercício físico. Várias investigações se têm dedicado a determinar o momento exato […]
  • O que é uma corrida de 24 horas?O que é uma corrida de 24 horas? A 50 dias do evento Banco Bic – 24 h Portugal, em Vale de Cambra, aqui fica uma curta e genérica análise acerca do que constitui a base de uma prova deste género. A corrida de 24 horas é um tipo de ultramaratona em […]
  • 24 horas solidárias24 horas solidárias Para além de serem conhecidos ultramaratonistas, a Carmen, o Ricardo, o Capela, o Fernando, o Pedro e o Caldas têm outra coisa em comum: um enorme coração. Nos dias 19 e 20 de Setembro, estes atletas irão, por […]
  • Meo Urban Trail Lisboa 2015Meo Urban Trail Lisboa 2015 Corrida e caminhada noturna com novo percurso O MEO URBAN TRAILTM, evento organizado pela Urban Events desde 2012, está de regresso à capital. Com um percurso desafiante, a edição de 2015 realiza-se já no próximo dia […]
Ecotrail da Madeira

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2017 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.