Diretor do Azores Trail Run na Direcção da ITRA

Diretor do Azores Trail Run na Direcção da ITRAMário Leal, que representa os organizadores portugueses no órgão máximo do trail running a nível mundial, foi eleito na Assembleia Geral Anual, que decorreu em Itália, por ocasião do campeonato do mundo.

O diretor de prova do Azores Trail Runâ, Mário Leal, foi recentemente eleito representante dos organizadores de eventos de trail running portugueses na ITRA – Associação Internacional de Trail Running, na qualidade de representante nacional.

Mário Leal tem como principal objetivo trazer a voz dos organizadores nacionais junto da Direção da ITRA. Por outro lado, tem como função, em Portugal, representar a ITRA.

A ITRA congrega diversas associações ligadas ao trail a nível internacional, sendo o organismo máximo a nível mundial que regula a prática da modalidade. Destina-se a promover não apenas o trail running em si, mas todos os fortes valores associados a esta modalidade, com destaque para as preocupações do ponto de vista da segurança e da saúde de todos os atletas que, cada vez mais, correm em trilhos por todo o mundo.

Todos os anos, a Assembleia Geral da ITRA é o ponto alto da atividade desta associação. Nela participam todos os membros eleitos: representantes nacionais e membros da Direção.

Em 2017, a Assembleia Geral decorreu em Badia Prataglia, na Itália, a 11 de junho, um dia depois do Campeonato do Mundo. Nesta reunião participaram delegações de 35 países.

Nesta reunião, Mário Leal foi eleito para a Direção do ITRA, de entre os 25 candidatos aos oito lugares disponíveis. A Direção é responsável pelo controlo e supervisão das atividades da associação.

Nascido em 1974, na ilha do Faial, Mário Leal é formado em Geografia, com uma pós graduação em Ordenamento do Terrítório e Planeamento Ambiental.

Desde cedo interessado no potencial dos trilhos açorianos para a prática de caminhadas e trail runnning, Mário Leal, enquanto membro do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, tem dinamizado o Azores Trail Runâ, evento de trail running que se realiza na ilha do Faial, e teve em 2017 a sua quarta edição, contando já com centenas de particpantes de todo o mundo.

SOBRE O AZORES TRAIL RUN®

O trail running foi implementado nos Açores em 2012, com o Trail dos 10 Vulcões, promovido pelo Parque que Natural do Faial, no âmbito dos 40 anos da Caldeira do Faial.

O sucesso do evento levou à sua repetição e, em 2014, dá-se a sua oficialização sob a marca Azores Trail Run®, com o Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, organizador do evento, a trabalhar em estreita colaboração com o Parque Natural do Faial. De então a esta parte, o Azores Trail Run® acontece sempre no último fim de semana de maio, com provas no Faial e no Pico. Em 2017 contou com mais de 700 inscritos, de 23 nacionalidades diferentes.

Reconhecendo o potencial das ilhas açorianas para a prática do trail running, o Azores Trail Run® passou a ter, em 2015, mais um evento: a Triangle Adventure, uma prova por etapas nas três ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge). Em 2016 nasceu um novo evento, desta feita em Santa Maria: o Columbus Trail.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES