Correr e doar sangue

Autor: Ana Maria de Freitas  /   Junho 14, 2017  /   Publicado em Lesões e Doenças, Notícias, Slider  /   1 Comentário

Corredor dador de sangueDoar sangue é um ato nobre e de solidariedade, é como dar um bocadinho de nós a quem precisa e não tem repercussões negativas na saúde do dador e só vai trazer benefícios para quem o recebe.

Os requisitos são simples:

  • Bom estado de saúde

  • Hábitos de vida saudáveis

  • Peso igual ou superior a 50 kg

  • Idade compreendida entre os 18 e 65 anos.

Existem intervalos para a doação: homens podem doar sangue até 4 vezes/ ano (respeitando um intervalo de 60 dias entre cada doação) e as mulheres até 3 vezes/ ano (respeitando um intervalo de 90 dias).

O sangue é constituído, além de diferentes nutrientes, por oxigénio, que é transportado para os diferentes órgãos e músculos do nosso corpo. Quando doamos sangue verifica-se uma diminuição do volume sanguíneo, cerca de 10% do nosso volume total, o que implica uma diminuição da capacidade de transporte de oxigénio, a todo o sistema muscular. Essa limitação é temporária.

Em média, o organismo precisa de 21 dias para recuperar os glóbulos vermelhos (eritrócitos) e 2 dias para recuperar a fração liquida (plasma). Por esse motivo deverá ter em consideração as seguintes recomendações, após doar sangue:

  • Assegure uma boa hidratação nas 24 h seguintes, evitando as bebidas alcoólicas;

  • Repouse durante o resto do dia em que doar sangue;

  • Poderá retomar a atividade física moderada após as 12 a 15 horas da dávida. No entanto deverá evitar realizar exercício físico intenso e/ou atividades desportivas radicais; conduzir veículos pesados (transportes de passageiros ou cargas); trabalhar em altura e/ou com equipamento industrial;

Se tem por hábito correr diariamente, não deverá fazê-lo um dia antes da doação e se tem como plano uma prova de longa distância, aos quais é exigido o máximo de performance não deverá doar sangue nos 10 dias que antecedem a mesma. A doação de sangue não prejudica os treinos desde que se cumpra o tempo de descanso sugerido.

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora a data sob o lema «O que posso fazer? Dê sangue. Dê agora. Dê regularmente.» (What can you do? Give blood. Give now. Give often). A campanha deste ano visa sensibilizar a população para a doação de sangue em situações de crise e emergência.

Azores Triangle Adventure 2018

One Comment

  1. Fagna 14 de Junho de 2017 22:31

    Gostei do artigo,sou doadora e amo mais que tudo basta ver minha foto do perfil e papel, também amo correr sou corredora de 16km me preparando pra 21km até aqui nunca tive nem um problema porém tomo todos os cuidados

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.