Qual a temperatura ideal para correr

Autor: Vitor Dias  /   Maio 04, 2017  /   Publicado em Notícias, Slider, Treino  /   3 Comentários

Qual a temperatura ideal para se correrEis um dos aspectos que o atleta não pode controlar. Em preparação por exemplo para uma maratona, são semanas e semanas de treinos, sabendo que as condições metereológicas podem deitar tudo a perder. Resta esperar pela sorte. E o que é ter sorte no que à temperatura ambiente diz respeito?

Existe uma faixa de temperatura que é definida como de neutralidade térmica, ou seja, uma temperatura ambiente que não exigiria nem lutar contra o frio nem contra o calor. Esta temperatura estará entre 20 e 24 graus Celsius. No entanto, esta definição vale para o indivíduo em repouso.

Durante o exercício, existe uma produção de calor tanto maior quanto mais intenso for o ritmo do exercício. Quando corremos, o conforto térmico ocorre em temperaturas bem mais baixas. É muito comum os atletas de provas de longas distâncias referirem como temperatura ideal a faixa de 10 a 15 graus, embora como é óbvio isso variar de individuo para individuo. Nesta faixa de temperatura, o frio é um aliado, ajudando o corpo a perder calor e melhorando o desempenho.

Quando a temperatura se situa entre 0 e 10 graus, certamente o calor produzido pelo corpo não consegue equilibrar a perda térmica, tornando-se necessário o uso de roupas para proteger o corpo da perda de temperatura.

Além de comprometer a integridade do atleta, inclusivé predispondo a maior risco de lesões ou até a problemas mais sérios, a redução da temperatura certamente prejudicará o rendimento. Os músculos precisam de uma temperatura corporal em torno de 37 graus para a adequada produção de energia. A eventual redução de temperatura prejudica as ações enzimáticas, comprometendo o desempenho, além de diminuir perigosamente a flexibilidade.

Temperaturas abaixo de zero seriam, teoricamente, incompatíveis com a prática de corridas e certamente já caracterizam provas de outra natureza. O frio desta magnitude causa danos muito sérios, frequentemente causando lesões nas extremidades. O sistema vascular sofre intenso controle dos vasos sanguíneos das extremidades para tentar evitar a perda de calor, e o uso de roupas especiais é absolutamente indispensável.

A outra repercussão das baixas temperaturas do ar ambiente é o intenso arrefecimento das vias aéreas. O ar inspirado arrefece o sangue nos pulmões, obrigando o corpo a aumentar ainda mais o metabolismo e literalmente competindo com o exercício realizado.

Fonte: Globo.com

Artigos relacionados

  • O que é uma corrida de 24 horas?O que é uma corrida de 24 horas? A 50 dias do evento Banco Bic – 24 h Portugal, em Vale de Cambra, aqui fica uma curta e genérica análise acerca do que constitui a base de uma prova deste género. A corrida de 24 horas é um tipo de ultramaratona em […]
  • Qual a melhor hora para treinar?Qual a melhor hora para treinar? Depende dos seus objectivos. Vai ao ginásio ‘quando pode’? Saiba que, dependendo do seu objetivo, há uma altura ideal para praticar exercício físico. Várias investigações se têm dedicado a determinar o momento exato […]
  • Quanto mais magro mais vontade de fazer exercício?Quanto mais magro mais vontade de fazer exercício? Aparentemente a hormona que nos dá o sinal de saciedade, e nos tira a vontade de comer mais, também inibe a motivação para fazer exercício físico. Houve um tempo em que isso até era vantajoso. Já deve ter ouvido um […]
  • Treino Temático gratuitoTreino Temático gratuito O Correr Por Prazer e o Ginásio Place Foz irão organizar no próximo sábado um treino temático cujo conteúdo se centrará na figura de D. Pedro IV. O percurso passará em vários locais da cidade do Porto relacionados com […]
  • 24 horas a correr apresentadas oficialmente24 horas a correr apresentadas oficialmente Oito países e cerca de 300 atletas estarão a correr em Vale de Cambra a 19 e 20 de setembro. Vale de Cambra prepara-se para receber, nos dias 19 e 20 de setembro, cerca de 300 atletas e milhares de visitantes oriundos […]
24h Portugal 2017

3 Comentários

  1. Valéria Lima 11 de Maio de 2017 5:13

    Eu estou adorando visitar seu blog, e ler os seus posts…. São muitos legais, e interessantes…. Sempre estou passando aqui para desfrutar de seus posts…..

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?

  2. Alice Oliveira 15 de Maio de 2017 22:13

    Obrigado pelas dicas o saber mais sempre é bom. Boa Prova pra nós.

  3. Bruna 13 de Junho de 2017 0:24

    Nossa que interessante , gostei deste artigo.

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2017 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.