Músculos doem depois do treino?

Autor: Vitor Dias  /   Fevereiro 15, 2017  /   Publicado em Lesões e Doenças, Notícias, Slider  /   Sem Comentários

Músculos doem depois do treino?Estudo descobriu que os músculos têm um mecanismo protetor que impede que nos ‘danifiquemos’ mais nos dias a seguir ao treino.

Não está habituado a treinar muito, vai a uma aula nova mais ‘puxada’ e passa os dois dias a seguir cheio de dores musculares?

Um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, parece ter descoberto a fisiologia do processo de recuperação dos músculos, o que pode explicar as dores musculares pós-treino.

O Dr. Bradley Launikonis, da UQ’s School of Biomedical Science conta: “Descobrimos que o próprio músculo tem um mecanismo protetor que impede que o indivíduo se danifique mais nos dias após o exercício”.

Depois de testarem as fibras musculares humanas de biopsias da coxa em três pontos do ciclo de exercício e mapearam a estrutura muscular antes de uma pessoa treinar, bem como 24 e 48 horas depois, os investigadores descobriram que a estrutura do sistema da membrana do músculo pode mudar drasticamente.

“Quando uma pessoa participa de exercícios a que não está habituado, os níveis de cálcio sobem e os músculos são propensos a danos”, destacou o Dr. Launikonis, segundo reporta o Medical Express.

“É graças a pequenas cavidades dentro das fibras musculares onde o cálcio se acumula – chamadas vacúolos – que se reduz os danos que os elevados níveis de cálcio poderiam causar ao músculo vulnerável”, explica o especialista.

Este processo acontece assim que o corpo é advertido para ‘ir com calma’. Sendo que a dor muscular é o aviso de que o corpo está cansado, que os músculos estão vulneráveis e que é hora de descansar.

Depois os vacúolos desaparecem até que o próximo treino extenuante ocorra. Segundo o especialista isto prova que os músculos humanos são muito adaptáveis e conseguem proteger-se.

Fonte: Notícias ao minuto.

Artigos relacionados

  • Passar muito tempo sentado anula os benefícios do exercícioPassar muito tempo sentado anula os benefícios do exercício Estudo que revela que as pessoas que praticam exercício físico mas que também passam várias horas sentadas podem estar a prejudicar a sua saúde tanto como os que escolhem não treinar. Um estudo canadiano revela que […]
  • Azores Trail Run 2016Azores Trail Run 2016 Aquela que foi a prova pioneira no que ao trail diz respeito no arquipélago açoriano, abriu hoje as incrições para a edição 2016. A prova que se realizará na ilha do Faial, conta com várias novidades e as inscrições […]
  • 24 horas a correr apresentadas oficialmente24 horas a correr apresentadas oficialmente Oito países e cerca de 300 atletas estarão a correr em Vale de Cambra a 19 e 20 de setembro. Vale de Cambra prepara-se para receber, nos dias 19 e 20 de setembro, cerca de 300 atletas e milhares de visitantes oriundos […]
  • Qual a melhor hora para treinar?Qual a melhor hora para treinar? Depende dos seus objectivos. Vai ao ginásio ‘quando pode’? Saiba que, dependendo do seu objetivo, há uma altura ideal para praticar exercício físico. Várias investigações se têm dedicado a determinar o momento exato […]
  • Menos é mais. Os benefícios do “fast training”Menos é mais. Os benefícios do “fast training” Pode dizer adeus às horas sem-fim no ginásio. O treino de alta intensidade intervalado é rápido, eficaz e faz bem à saúde. Veja aqui como se exercita. Correr tranquilamente durante 30 segundos, para depois aumentar a […]
24h Portugal 2017

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2017 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.