Alimente-se bem e corra contra o cancro

Autor: Filipa Vicente  /   Fevereiro 05, 2017  /   Publicado em Alimentação, Notícias, Slider  /   Sem Comentários

Alimente-se bem e corra contra o cancroEstima-se que os maus hábitos alimentares são responsáveis por cerca de 30% dos casos de cancro. O cancro é uma doença com uma etiologia muito complexa assim como a alimentação humana.

O que comemos, bebemos e o nosso estilo de vida é uma teia de diversos factores que podem ter um efeito protector ou pejorativo no risco de doença. Não é um assunto que se deva tratar com leviandade mas como em muitos outros, a moderação tem uma palavra importante a dizer.

A alimentação e o estilo de vida têm uma palavra a dizer na formação de todas as células malignas mas algumas formas têm uma associação particularmente forte, nomeadamente o Cancro da mama e o do cólon e/ou recto. Nestas formas de doença maligna há diversos factores que parecem ter uma palavra a dizer:

  • Obesidade / excesso de gordura corporal

  • Sedentarismo

  • Açúcar

  • Gordura sobretudo de natureza animal (carne, leite e derivados gordos)

  • Baixa ingestão de hortofrutícolas

  • Etanol (bebidas alcoólicas)

Para entender primeiro que tudo a lógica da influência da nutrição, deve ter em conta que um dos principais promotores da formação de células malignas é a disponibilidade de energia e nutrientes para a multiplicação desordenada. Muitos outros factores fisiológicos e bioquímicos podem potenciar este crescimento mas é necessário haver energia. E por isso encontra na lista de factores acima descritos um denominador comum: um excesso de energia disponível.

A prevenção passa por promover um equilíbrio entre os factores protectores e agressores. A alimentação é uma combinação destes mesmos factores sendo que o Homem é um animal de hábitos é importante melhorar os seus passo a passo.

  • Mantenha o seu peso e sobretudo a gordura corporal sob controlo com uma alimentação saudável

  • Se tem excesso de peso, é uma boa altura começar a pensar em corrigir a situação. Já lá vai o tempo em que “gordura era formusura”, o excesso energético dificilmente pode ser saudável

  • Prefira leite e derivados com baixo teor de gordura, além disso procure manter-se nas porções moderadas e neste caso 1 a 3 porções por dia são suficientes.

  • Evite alimentos açucarados como bolos, bolachas, sobremesas, sumos e refrigerantes mas também todo e qualquer açúcar adicionado a alimentos e bebidas. Prefira os açucares naturais de alimentos como a fruta.

  • Prefira cortes magros de carne, na carne de vaca tem a vazia, o lombo e o ganso, tem ainda lombo de porco e o frango e o peru mas sem pele. Sempre que possível prefira carne de animais alimentados a pasto.

  • Tente fazer 1 a 2 dias por semana sem carne, pode trocar pelos ovos igualmente de produção biológica e pelo peixe. Mas pode ainda apostar em 2 dias com refeições vegetarianas ao almoço e jantar.

  • Os ácidos gordos ómega 3 presentes no peixe têm um efeito importante como anticancerígenos, mas o peixe gordo pode ter também metais pesados. Não se exceda e procure ingerir peixes de águas pouco profundas e não contaminadas como o carapau, a sardinha, a cavala e a truta. Mas como todo o peixe tem ómega 3, não se fique sempre pelos mesmos.

  • Aposte forte nas hortícolas, quanto mais colorido o seu cabaz maior a sua protecção. Varie as cores, sabores e formas de confecção. A última coisa que lhe pode fazer bem é comer todos os dias brócolos cozidos… aposte em saladas coloridas, verduras no forno, salteadas e até num bom caril de legumes. Não deixe de tentar esta receita.

  • Se ingere bebidas alcoólicas com frequência, procure limitar as porções a 1 a 3 unidades por semana (1 unidade ~50cl), preferindo sempre que possível o vinho tinto pela sua riqueza em resveratrol. Deixe este hábito para um bom convívio entre amigos mas não se exceda.

  • Tempere com ervas aromáticas e especiarias com efeito anti-cancerígeno como a canela, o açafrão, a curcuma, o gengibre e a pimenta.

A corrida deve ser uma fonte de prazer e pode ser uma excelente forma de fazer desporto mas lembre-se que o seu treino pode não representar mais de 4% do seu dia. Evite comportamentos sedentários 24h por dia e não apenas enquanto treina. Mexa-se mais pela sua saúde!

A alimentação e o estilo de vida característicos do Mediterrâneo são o melhor espelho dos bons hábitos que protegem o nosso corpo contra o cancro.

24h Portugal 2018

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.