Tripa de ferro no corredor II

Tripa de ferro no corredor IIAs alterações de funcionamento do intestino são uma das causas mais frequentes nos distúrbios gastrointestinais do atleta. Sendo o intestino um componente fundamental na saúde do atleta importa manter o seu funcionamento regular e controlado para que a digestão, absorção e excreção sejam processos que decorram de forma adequada. A alimentação tem um papel essencial neste objetivo pelo que deixamos hábitos essenciais para o conseguir.

A falta de hábito e as dificuldades na motilidade intestinal fazem com que alguns atletas em período de nervos possam sofrer uma diarreia súbita sem razão aparente enquanto noutros momentos não têm um padrão regular e até sentem náuseas, gases, inchaço abdominal.

  • Seja consciente, deve verificar se o seu padrão “de ir” se altera subitamente. Avalie os hábitos e veja se alterou a ingestão alimentar ou hídrica.
  • Tenha um hábito, dê tempo, sobretudo se costuma ter dificuldades. O objetivo é regular e não forçar com laxantes. Pode demorar mas a longo prazo vai sentir imensos benefícios.
  • Beba 4 a 6 copos de água por dia, em pequenas quantidades de cada vez e não apenas durante o treino. Tente introduzir 1 a 2 copos de água morna no lugar de a beber fria, os líquidos mornos ajudam na motilidade do intestino.
  • Ingira 2 a 3 peças de fruta diariamente, apostando sobretudo em frutas mais ricas em fibra como a ameixa, a pêra (com casca), a papaia e a maçã.
  • Aposte também nos frutos secos gordos mas inteiros, são excelentes fontes de fibra, pode incluir um snack de fruta e frutos secos a meio da manhã para começar a incluir sempre estes alimentos no dia a dia.
  • Prefira cereais ricos em fibra reguladora como a aveia, a fibra solúvel além de trabalhar como prebiótico ajuda a regular melhor o funcionamento intestinal.
  • Evite os efeitos laxantes do farelo de trigo como os cereais de farelo, no início resulta muito bem mas não tem um papel tão regulador como a fibra solúvel.
  • Inclua também hortaliças suficientes e variadas, não deve apostar sempre na sopa ou esparregado, procure incluir 1 chávena almoçadeira de uma salada variada (alface, tomate, cenoura, pepino, etc.) e outra de verduras cozinhadas (brócolos, couves várias, feijão verde, etc.). Procure sempre ter 2 cores distintas no prato.

O objetivo destes cuidados é de promover um intestino saudável promovendo um funcionamento adequado o que contribui para manter a flora intestinal equilibrada o que contribui para todos os benefícios que foram falados no artigo anterior.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES