Cartão Runner? És runner ou corredor?

Autor: Vitor Dias  /   Janeiro 11, 2017  /   Publicado em Notícias, Slider  /   8 Comentários

Cartão Runner? És runner ou corredor?A Federação Portuguesa de Atletismo lançou recentemente o Cartão Runner direcionado a corredores portugueses. Não pretendo com este artigo analisar ou dar opinião acerca da qualidade do cartão e/ou da sua utilidade.

Penso que não estarei a ser demasiado patriota ou nacionalista ao vir aqui mostrar o meu desagrado pela designação do referido cartão.

Se estamos em Portugal, o cartão é direcionado a corredores portugueses, porquê o mesmo se designar por “Runner”?

Consultando no dicionário a definição de corredor, podemos ler  “aquele que corre, indivíduo que participa em corridas, que corre”. Não há pois dúvidas que a designação portuguesa traduz de forma inequívoca aquilo que somos e o que fazemos.

Não faltam clubes, grupos de corrida e muitas outra referências a “runner” que foram “embarcando” nesta moda de estrangeirismos que paira não só na corrida como em muitas outra actividades. Admito que algumas marcas e até provas portuguesas se queiram internacionalizar usando o termo inglês, mas vindo da Federação Portuguesa de Atletismo, acho uma falta de bom senso para não dizer falta de respeito pela língua portuguesa.

Provas de Trail

8 Comentários

  1. Salomao Abreu 11 de Janeiro de 2017 13:13

    Totalmente de acordo.

  2. Carlos 11 de Janeiro de 2017 18:35

    Recentemente…a mais de um ano

  3. Filipe 13 de Janeiro de 2017 14:13

    De acordo com o que foi escrito, mas quando vi o artigo ainda pensei que o mesmo me pudesse ajudar a tirar dúvidas, mas tal não aconteceu, ou seja continuo muito indeciso sobre as vantagens ou desvantagens do mesmo.

  4. Vitor Dias 13 de Janeiro de 2017 14:16

    Olá Filipe
    Tal como referimos no artigo a intensão não é analisar as propriedades do cartão. Sugerimos que siga o link para o cartão onde é explicada as propriedades do mesmo. Boas corridas.

  5. Joao 13 de Janeiro de 2017 15:00

    Ou então chamavam logo Runner Card

  6. Alex 25 de Janeiro de 2017 22:15

    Antigamente, isto era típico da capital, onde o abuso de estrangeirismos é moda desde sempre, pois acreditam que estão acrescentar algum valor, se usarem termos em inglês, inventados por algum iluminado estrangeiro na matéria. Em inglês soa melhor e parece mais inteligente. Certo…
    No séc. XXI a moda alastrou ao resto do País.

  7. Tiago Aniceto 30 de Maio de 2017 10:21

    Sinceramente discordo totalmente deste vosso artigo.

    Primeiro que tudo, o nome Cartão Portugal Runner faz sentido para uma Federação Portuguesa de Atletismo que se quer expandir cada vez mais além fronteiras, não só através dos seus atletas como também das suas acções, eventos, etc. É por causa de pensamentos como esses que o futebol tem muito mais impacto que todos os outros desportos em Portugal.

    Segundo, se a Federação deu este nome é porque secalhar tem interesse em expandir o Cartão mais tarde para outros países.

    Terceiro, eu sou portador do Cartão Portugal Runner e estou muito contente com a sua utilização. Tenho descontos numa serie de produtos e já tive a oportunidade de utilizar o seguro de assistência médica deles quando me lesionei e correu tudo lindamente.

    Obrigado.

  8. Luis Neves 30 de Maio de 2017 10:28

    Boa tarde,

    Eu concordo e discordo em parte consigo Tiago Aniceto, no entanto, eu também tenho o Cartão e esse cartão runner tem uma coisa que é melhor que todas essas, que é o facto de dar acesso a provas da Federação totalmente gratuitas para quem é portador do cartão.

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.