Cartão Runner? És runner ou corredor?

Autor: Vitor Dias  /   Janeiro 11, 2017  /   Publicado em Notícias, Slider
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Cartão Runner? És runner ou corredor?A Federação Portuguesa de Atletismo lançou recentemente o Cartão Runner direcionado a corredores portugueses. Não pretendo com este artigo analisar ou dar opinião acerca da qualidade do cartão e/ou da sua utilidade.

Penso que não estarei a ser demasiado patriota ou nacionalista ao vir aqui mostrar o meu desagrado pela designação do referido cartão.

Se estamos em Portugal, o cartão é direcionado a corredores portugueses, porquê o mesmo se designar por “Runner”?

Consultando no dicionário a definição de corredor, podemos ler  “aquele que corre, indivíduo que participa em corridas, que corre”. Não há pois dúvidas que a designação portuguesa traduz de forma inequívoca aquilo que somos e o que fazemos.

Não faltam clubes, grupos de corrida e muitas outra referências a “runner” que foram “embarcando” nesta moda de estrangeirismos que paira não só na corrida como em muitas outra actividades. Admito que algumas marcas e até provas portuguesas se queiram internacionalizar usando o termo inglês, mas vindo da Federação Portuguesa de Atletismo, acho uma falta de bom senso para não dizer falta de respeito pela língua portuguesa.

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Milaneza

8 Comentários

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *