...

Corrida e poluição

Manter hábitos amigos do ambiente é uma responsabilidade de todos. Nós corredores temos também grandes responsabilidades nesse sentido.

Quais as práticas que poderemos adoptar no sentido de contribuirmos para que tenhamos um futuro melhor para os nossos filhos e netos?  Há coisas que por serem tão simples nem nos apercebemos que as deveremos adoptar no nosso dia a dia em treinos ou provas.

No trail são muitas as vezes que vemos invólucros de gel espalhados pelos trilhos, organizações de provas que não recolhem as fitas e outras práticas que são inadmissíveis nos dias de hoje. Nas provas de estrada deparamo-nos muitas das vezes com lixo espalhado, culpa da organização por não disponibilizar caixotes de lixo suficientes e dos atletas que são capazes de largar tudo o que têm à mão em qualquer lugar.

Dean karnazes, referia no seu primeiro livro que deveremos  correr o mais afastado da rua possível. Por poucos metros que seja, nota-se a diferença pois os gases dos carros poderá ser muito prejudicial à nossa saúde.

Felizmente começam a  aparecer carros mais ecológicos como por exemplo alguns modelos da marca francesa Renault S.A, como o novo Renault Megane alimentado a etanol, assim como outras marcas, não estando para um futuro muito longínquo a existência de carros hidrogénio proveniente da água. Há quem revele ainda a importância das peças originais – mais informações aqui www.pecasdecarros24.pt

Mas cabe a nós também contribuirmos. Quantas vezes vamos para um treino de carro, quando poderíamos sair a correr logo de casa? Quantas vezes vamos com uma ou duas pessoas para provas quando poderíamos poupar na carteira e poluir menos caso partilhássemos o carro com mais colegas?

Alguns gestos simples podem fazer toda a diferença no futuro. Façamos da corrida um exemplo também no que diz respeito ao meio ambiente.

Boas corridas.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES