Corro logo… roo um diospiro

Autor: Filipa Vicente  /   Novembro 07, 2016  /   Publicado em Alimentação, Notícias, Slider  /   1 Comentário

diospirosO diospiro, como o conhecemos em Portugal, também se conhece como caqui no Brasil mas normalmente a espécie prevalente tem uma textura diferente assim como um sabor mais “fresco” e menos doce. Embora não seja reconhecido como tal, na sua origem o diospiro/caqui é uma “baga” e daí a sua riqueza nutricional em vitaminas mas também potentes antioxidantes.

Riqueza nutricional

  • Ao contrário do que muitos pensam, não é muito mais calórico que uma fruta comum (80kcal/100g sendo que um fruto pode ter 50 a 100g de parte edível).

  • Trata-se naturalmente de uma fonte de hidratos de carbono (18-20g/100g), fornece também fibra (4g/100g) , excelente para manter os níveis de glicemia controlados.

  • A sua cor forte e viva justifica-se pela riqueza em pro-vitamina, nomeadamente betacaroteno, um importante antioxidante na saúde da pele e do sistema imune do corredor.

  • Mas não se fica por aqui, é uma fonte por excelência em vitamina C sendo que 100g fornecem 66mg , 110% da dose recomendada por dia.

  • Destaca-se ainda pela composição nas restantes vitaminas do complexo B, cruciais na produção de energia a partir dos alimentos, nomeadamente ácido fólico (2% DDR) e vitamina B6 (5% DDR).

  • Além do seu perfil vitamínico, é uma fonte natural de oligoelementos como o manganês (16% DDR) e minerais como potássio (5% DDR).

Na saúde do corredor

  • A vitamina A ajuda a manter a pele e os epitélios saudáveis ajudando na cicatrização, a reduzir o risco de infecções respiratórias e a melhorar a saúde da pele exposta ao sol durante aos treinos.

  • Procura um suplemento por excelência de vitamina C, este fruto é melhor que uma laranja e muito mais docinho.

  • Além de fornecer energia, ajuda a metabolizar a que vem dos alimentos pela sua riqueza em complexo B, importantes na concentração, foco e níveis de energia de todos.

  • O potássio é um electrólito crucial num bom equilíbrio hidro-electrolítico, uma vez que o diospiro também fornece água, este é também uma excelente fonte de hidratação durante uma corrida.

  • Como outras frutas, o diospiro fornece fibra mas sobretudo fibra solúvel que ajuda a manter os níveis de glicemia e consequentemente energia estáveis. Não prejudica a sua digestão durante um treino ou prova.

Por tudo isto, sugerimos que troque uma das suas peças de fruta por um diospiro sobretudo quando precisa de uma variante à laranja. Tente alternar o mais possível entre os vermelhos e os laranja para maior variedade de micronutrientes.

One Comment

  1. Manuel Cruz 11 de Novembro de 2016 18:23

    Caríssimos, vivam.Não pretendo abrir qualquer guerra sobre esta matéria.
    E o meu comentário é feito com o melhor das minhas intenções , esperando que não me levem a mal.
    No site, http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/AlimentNutricao/AplicacoesOnline/TabelaAlimentos/PesquisaOnline/Paginas/PorComponentes.aspx , do SNS , é referido que o diospiro tem
    3mg em cada 100.Valor bem diferente do acima referido.O site é oficial, no entanto, admito que possa não ser tão fiável como parece.
    Algum esclarecimento, pf?
    se é que é possivel.
    Abr
    Manuel Cruz

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*