Nutriduvidas – perder peso e músculo

Autor: Filipa Vicente  /   Outubro 11, 2016  /   Publicado em Alimentação, Notícias, Slider  /   Sem Comentários

perder pesoEstou a escrever-lhe para pedir algumas dicas. Comecei a correr não há muito tempo desde Abril/Maio deste ano. Antes disso frequentei o ginásio durante uns meses mas só fazia algumas aulas que gostava. Desde que comecei a correr fiz duas provas: a 1ª em Maio (5km) e fiz agora a meia maratona.

Entretanto nessa mesma prova, na véspera e no local, estavam a fazer análises corporais gratuitas com a  maquina In Body e eu aproveitei. O  resultado foi peso normal apesar de ter alguma massa gorda mas o pior é que também tenho excesso de músculo nas pernas principalmente (sempre tive mas penso que ganhei mais nas aulas de RPM). O problema é que não sei como perder isso, já li que é melhor deixar de treinar mas eu não queria, pois eu só agora estou a ganhar o gosto pela corrida e se paro agora talvez seja difícil voltar. Eu gostaria de perder algum peso mas também esse excesso de músculo.

Resposta:

Vou dividir a resposta em diversos segmentos porque é importante esclarecer alguns pontos para assegurar o seu bem-estar e melhor qualidade de vida.

Em primeiro lugar, não deve basear a sua auto-avaliação na medição feita com a balança uma vez que a técnica de impedância bioelectrica é muito afetada pela hidratação do indivíduo e os resultados em absoluto não são fiáveis, mas apenas a variação entre duas medições (ou mais).

Sobre perder músculo, não tem qualquer vantagem em perder músculo propositadamente. O músculo é o seu órgão de movimento pelo que é essencial na performance desportiva. De qualquer forma, nisso a corrida até a vai ajudar, sobretudo longas distâncias, visto que tem um efeito algo catabólico.

O que a nutrição pode fazer é ajudá-la no processo de controlo de peso. Nesse sentido, se considera que tem peso a perder e gostava de otimizar a sua imagem corporal, os hábitos alimentares são de facto determinantes  e nesse sentido recomendamos sobretudo que vá ao encontro de hábitos simples que pode manter no dia a dia.

  • Controlo das porções – comece a ganhar um olho crítico nas quantidades que come, se costuma repetir o prato comece por aí
  • Reforce as hortaliças, alimentos nutricionalmente densos e completos, ricos em fibra – ajudam a preencher o prato sobretudo ao almoço e jantar o que também contribui para um melhor controlo das porções
  • Elimine excessos ou reduza a sua frequência – nomeadamente açúcares adicionados a alimentos e bebidas, sumos e refrigerantes açucarados, modere ou elimine bebidas alcoólicas, controle sobremesas e bolos.

Não perca também as dicas mais importantes na nossa secção de Nutrição como as que encontra no nosso artigo emagrecer a correr.

 

Ultra Trail Medieval 2019

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.