Sou corredor logo como… iogurte

iogurteO iogurte é um alimento de benefícios nem sempre reconhecidos mas que requer algum cuidado na escolha e no timing para incluir na alimentação do corredor. Trata-se de um alimento vivo que ajuda a manter a flora intestinal, a nossa primeira barreira imunitária, saudável e estável. Mas tem muito mais do que isso…

Iogurte ou leite?

 O iogurte é o produto da fermentação da lactose do leite por duas bactérias muito específicas (Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus). Hoje encontramos muitos produtos com designação de iogurte que na verdade não o são porque as bactérias não são estas e como tal a designação correcta seria leites fermentados.

De uma forma geral, a grande vantagem do iogurte face ao leite prende-se com dois aspectos muito relevantes:

  • A digestibilidade, sendo a lactose fermentada, tem muito melhor tolerância do que o leite sobretudo quando pretendemos evitar stress gastrointestinal 2-3 dias antes de uma prova

  • O efeito probiótico, há alguns dados que mostram que o leite pode ter um efeito obstipante mas o iogurte contribui activamente para uma flora saudável e para uma motilidade intestinal mais equilibrada

Critérios de escolha

Deve preferir iogurtes

  • Naturais sem nada adicionado

  • Não açucarados

  • Ou no limite magros (procure açúcar na lista de ingredientes e elimine esse se encontrar)

  • Sólidos porque o efeito saciante é melhor

Mas o iogurte natural sabe mal!

Pode adoçá-lo no momento, ao seu gosto, assim varia muito mais. É mais saudável adicionar 1 colher de chá de mel, compota, marmelada, cacau ou coco do que estar a comprar um iogurte com isso já adicionado.

Uma combinação perfeita

Combine o iogurte com cereais ricos em fibra, nomeadamente flocos de aveia, para um simbiótico perfeito. Tem o “microrganismo” e o seu alimento (fibra). Pode utilizar por exemplo as tradicionais receitas de aveia adormecida.

Quando?

O iogurte é um excelente lanche intermédio, é preferível afastar do seu treino, ou seja, se vai treinar não coma nas 3-5h antes e deixe para outra refeição.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES