...

Pense antes de a vestir!

correr com calorNão consigo deixar de partilhar este assunto com todos aqueles que iniciam as suas caminhadas ou corridas (ou não).

Tenho o hábito de ao domingo pela manhã de caminhar ou correr. Pela evolução da prática da actividade física, o número de pessoas que o fazem aumenta gradualmente, independente do género e grupo etário. Mas também por diferentes motivos, é ao fim de semana que um maior número de pessoas o faz. O tempo está quente, o corpo transpira facilmente, no entanto, ainda não consegui perceber é o porquê de muitos o fazerem “vestidos a rigor”….

Caminhar ou correr com calças de fato treino bem quentinhas, polares ou casacos de treino bem confortáveis e bem apertados, e até impermeáveis são na realidade algo que me faz muita confusão. A grande parte das pessoas que “trajam” desta forma, a avaliar pelo seu “porte” físico, procuram na certa a perda de peso, mas sejam quais foram os seus motivos lembrem-se que, perder água não é perder peso!

A transpiração adequada é fundamental para dias de calor, e desempenha um papel crucial para manter nossos corpos à temperatura adequada. O suor é um sinal de que a temperatura corporal está aumentada e conduz á perda de água e sais minerais.

O excesso de roupa compromete o mecanismo de termorregulação do corpo humano e vai acelerar o processo de elevação da temperatura corporal e, consequentemente, provocar a desidratação e algum mal-estar geral, sobrecarregando o organismo desnecessariamente.

Se realmente acha que ir caminhar ou correr bem tapadinho, com a esperança de chegar a casa, subir para a balança e reparar que perdeu uns gramas ou um kilo, não fique assim tão satisfeito, pois perdeu água e não tecido adiposo.

Deixe o seu corpo transpirar…não se tape! Vista roupa adequada à temperatura ambiental. Se gosta de andar bem tapadinho, ou se tem que o fazer por motivos de evitar a exposição solar, escolha a hora adequada para praticar a sua actividade física e escolha roupa que permita o suor entrar em contacto com o ar (térmicas).

Desfrute da caminhada ou da corrida. Não coloque a sua saúde em risco…pelo excesso de calor corporal. Dispa-se de preconceitos, não se tape com o desnecessário …deixe o seu corpo desfrutar …escolha uma roupa adequada e sempre da sua preferência.

Artigos Relacionados

7 COMENTÁRIOS

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES