Pense antes de a vestir!

Autor: Ana Maria de Freitas  /   Junho 19, 2016  /   Publicado em Notícias, Slider, Treino  /   7 Comentários

correr com calorNão consigo deixar de partilhar este assunto com todos aqueles que iniciam as suas caminhadas ou corridas (ou não).

Tenho o hábito de ao domingo pela manhã de caminhar ou correr. Pela evolução da prática da actividade física, o número de pessoas que o fazem aumenta gradualmente, independente do género e grupo etário. Mas também por diferentes motivos, é ao fim de semana que um maior número de pessoas o faz. O tempo está quente, o corpo transpira facilmente, no entanto, ainda não consegui perceber é o porquê de muitos o fazerem “vestidos a rigor”….

Caminhar ou correr com calças de fato treino bem quentinhas, polares ou casacos de treino bem confortáveis e bem apertados, e até impermeáveis são na realidade algo que me faz muita confusão. A grande parte das pessoas que “trajam” desta forma, a avaliar pelo seu “porte” físico, procuram na certa a perda de peso, mas sejam quais foram os seus motivos lembrem-se que, perder água não é perder peso!

A transpiração adequada é fundamental para dias de calor, e desempenha um papel crucial para manter nossos corpos à temperatura adequada. O suor é um sinal de que a temperatura corporal está aumentada e conduz á perda de água e sais minerais.

O excesso de roupa compromete o mecanismo de termorregulação do corpo humano e vai acelerar o processo de elevação da temperatura corporal e, consequentemente, provocar a desidratação e algum mal-estar geral, sobrecarregando o organismo desnecessariamente.

Se realmente acha que ir caminhar ou correr bem tapadinho, com a esperança de chegar a casa, subir para a balança e reparar que perdeu uns gramas ou um kilo, não fique assim tão satisfeito, pois perdeu água e não tecido adiposo.

Deixe o seu corpo transpirar…não se tape! Vista roupa adequada à temperatura ambiental. Se gosta de andar bem tapadinho, ou se tem que o fazer por motivos de evitar a exposição solar, escolha a hora adequada para praticar a sua actividade física e escolha roupa que permita o suor entrar em contacto com o ar (térmicas).

Desfrute da caminhada ou da corrida. Não coloque a sua saúde em risco…pelo excesso de calor corporal. Dispa-se de preconceitos, não se tape com o desnecessário …deixe o seu corpo desfrutar …escolha uma roupa adequada e sempre da sua preferência.

Correr Por Prazer nomeado para blog do ano 2018

7 Comentários

  1. Valeria Almeda 8 de Julho de 2016 2:25

    Nossa adorei seu poste muti bom parabéns!!!

  2. Sara @ Frases para Status 27 de Julho de 2016 20:01

    Eu pessoalmente prefiro fazer o oposto, quando vou correr levo sempre muita roupa pois ajuda a transpirar mais, o que significa que estou queimando mais calorias =). Resulta mesmo para quem quer perder uns quilinhos.

  3. Teixeira @ legendas para fotos 1 de Dezembro de 2016 22:26

    Concordo com o que diz no artigo. Usar muita roupa por vezes acaba por ser um incomodo. Adorei o blog, não o conhecia…. Irei seguir.
    Parabéns por compartilhar suas dicas.

  4. José Santos 16 de Janeiro de 2017 17:49

    Nao se perdem umas gramas.perdem-se uns gramas.grama e masculino

  5. Vitor Dias 16 de Janeiro de 2017 20:18

    Obrigado José Santos. Tem toda a razão. Já procedemos à correcção. Boas corridas.

  6. Natalia 25 de Julho de 2017 20:49

    É verdade. A caminhada e a corrida não podem ter excesso de roupa. Prejudica desta forma.

  7. maria luíza 10 de Outubro de 2018 16:35

    Dependendo da vestimenta, o rendimento corporal ai por água abaixo. Excelente artigo.

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.
Blogs do Ano - Nomeado Desporto