Correr pode ser a arma secreta para a sua felicidade

Autor: Vitor Dias  /   Abril 20, 2016  /   Publicado em Lesões e Doenças, Notícias, Slider
Tempo de Leitura: < 1 minuto

corrida_estudo_humorSabe quando bate uma tristeza “sem motivos”, fruto das mudanças hormonais do corpo, que faz você pensar apenas em se deitar na cama e comer um gelado ou um chocolate enquanto vê televisão? Um novo estudo aponta que “fazer nada” é a solução oposta do que você precisa para combater este sentimento – comum nas mulheres principalmente no período pré-menstrual.

Segundo o relatório publicado no jornal Cognition and Emotion, praticar exercício aeróbicos, como corrida, é a forma mais eficaz e cientificamente comprovada para melhorar o seu humor. O estudo testou de que forma os exercícios moderados afectavam o modo como os indivíduos regulavam as emoções negativas.

Os 80 participantes (50% mulheres) foram induzidos a sentir tristeza através de uma cena perturbadora de um filme, The Champ, e então seguiam para fazer meia hora de exercícios: parte do grupo praticou corrida e outra alongamentos.

Depois de observar algumas sessões e a mudança emocional dos participantes no antes e depois das actividades, os pesquisadores concluíram que aqueles que correram relataram sentir menos tristeza no final do estudo, em comparação com aqueles que não se exercitaram.

Enquanto isso, aqueles que apresentaram dificuldade de controlar a emoção também se sentiram menos tristes após uma corrida de 30 minutos, em comparação aos que se limitaram apenas ao alongamento.

Fonte: Vogue Brasil (adaptada)

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Running – Medicina, Fisiologia, Treino e Nutrição

One Comment

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *