Cocotte de legumes com ovo (1 pessoa)

Autor: Vitor Dias  /   Março 07, 2016  /   Publicado em Alimentação, Slider  /   Sem Comentários

cocotte de legumesHoje na habitual rubrica de corrida no programa “Olá Maria!” da Porto Canal, ajudamos a Chef Joana Vieira na confeção de uma receita dedicada a corredores. Aqui está ela e quais os seus benefícios.

Ingredientes:
200 GR batata doce
1 tomate
2 espargos
Meia cebola
50 GR courgette
50 GR brócolos
1 ovo
Sal
Pimenta
Manjericão seco
Azeite

Preparação:
Descascar e cortar em cubos a batata, cozer, com pouco sal 3 min.
Entretanto cortar os restantes legumes em cubos.
Numa tigela de ir ao forno colocar os legumes todos e temperar, usando apenas um fio de azeite. Levar ao forno 10 minutos. Adicionar o ovo e colocar no forno mais 5 a 7 minutos até o ovo estar pronto. Servir de imediato.

Sobre os ingredientes:
Este prato é uma excelente forma de cozinhar, com sabor , baixo teor de gordura, fácil digestão e torna-se extremamente versátil podendo variar imenso os ingredientes. Essencialmente é um estufado em cru.

– devemos incluir hortaliças o mais variadas possível em todas as nossas refeições mas é mais fácil inclui-las como base do prato do que muitas vezes colocá-las em separado, assim um estufado de verduras mata logo dois coelhos de uma cajadada, tem as verduras e neste caso a proteína combinadas mais os hidratos de carbono.

– esta receita tem verduras nutricionalmente muito ricas mas de fácil digestão como o tomate é uma excelente fonte de potássio que é importante no equilíbrio de electrólitos, os electrólitos no corredor ajudam a prevenir cãibras e espasmos musculares.

– Os espargos são ricos em fibra, ajuda na saciedade e são depurativos ajudando a eliminar os metabolitos tóxicos

– a batata doce é uma excelente fonte de hidratos de carbono de libertação e digestão , ajudando imenso na constituição de reservas de glicogénio muscular, o combustível por excelência da corrida de fundo. Além disso, tem vitamina A, importante na imunidade e estrutura da pele, incluindo do epitélio respiratório, tão agredido pelas corridas ao frio o que ajuda a prevenir constipações ou infecções mais graves.

-Não há melhor fonte de proteína do que o ovo, a melhor referência que podemos ter como fonte de aminoácidos essenciais que ajudam na reparação do músculo e também nas nossas defesas antioxidantes.

Agradecimentos:
Nutricionista Filipa Vicente
Chef Joana Vieira do restaurante Delicatum.

Azores Triangle Adventure 2018

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.