Passar muito tempo sentado anula os benefícios do exercício

sentadoEstudo que revela que as pessoas que praticam exercício físico mas que também passam várias horas sentadas podem estar a prejudicar a sua saúde tanto como os que escolhem não treinar.

Um estudo canadiano revela que independentemente do exercício que pratique, passar muito tempo sentado é extremamente prejudicial para a saúde.

Os investigadores do Instituto do Coração da Universidade de Ottawa recomendam que as pessoas não passem mais de 30 minutos sentadas. Recomendam ainda que a cada meia hora as pessoas se levantem e caminhem, para promover uma boa saúde.

Para este estudo a equipa de investigadores canadianos seguiu os níveis de atividade de 278 pacientes com doença coronária que haviam passado por um programa de reabilitação cardíaca que os ensinou a melhorar o seu fitness fazendo 24 minutos de exercício moderado e vigoroso diariamente.

Os investigadores mediram o quão ativos ou sedentários os participantes eram ao longo do dia. Em média, oito horas por dia eram gastas de forma sedentária – sentado ou deitado. Mas independentemente do tempo que os paciente passavam a praticar exercício físico, os investigadores descobriram que um IMC mais alto e níveis de fitness mais baixos estavam diretamente associado ao tempo passado de forma sedentária.

Stephanie Prince, principal autora deste estudo diz, citada pelo Daily Mail, que existia uma “relação linear” entre o tempo passado de forma sedentária e o IMC alto e os baixos níveis de fitness. E acrescenta que “quanto menos tempo os pacientes passavam sedentariamente, melhores eram os marcadores de saúde”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES