Comece a correr… BEM!

Autor: Filipa Vicente  /   Dezembro 31, 2015  /   Publicado em Principiantes, Slider, Treino  /   4 Comentários

sapatilhasSe a sua resolução para 2016 foi começar a correr, tem de ler este artigo. Mas se já corre há algum tempo e quer continuar a melhorar, também é para si. Para correr bem, com segurança, ter uma boa performance e tirar realmente partido da corrida deve seguir estes 5 passos.

  1. Avalie o seu estado de forma previamente

Mesmo que seja aparentemente saudável, pode apanhar grandes sustos se não tiver os devidos cuidados. Mais do que um trâmite, um exame médico-desportivo também lhe permite saber o ponto de partida e tirar até alguns dados que podem ser interessantes no planeamento do treino.

Fale com o seu médico e faça um check-up completo incluindo um electrocardiograma com prova de esforço. http://www.correrporprazer.com/2013/10/ora-diga-trinta-e-tres/

  1. Tenha um plano de treino. Simples mas consistente

 Deve primeiro do que tudo definir um objetivo e com base nisso pensar quantas vezes por semana vai treinar, que ritmos deve manter e quando vai fazer o treino complementar (alongamentos, treino de core, força).

Tenha em conta que no início não deve insistir nas séries mas pode pensar em incluir algum trabalho de velocidade simples como o Fartlek. http://www.correrporprazer.com/2009/01/fartlek-o-jogo-de-corridas/

  1. Equipe-se devidamente

As sapatilhas são um equipamento essencial e onde não deve “poupar”. Pense que vai fazer pelo menos 600-800km com elas e um calçado inapropriado é um importante factor de risco para as lesões na corrida.

Faça uma análise da sua pisada  e saiba através de um especialista qual a gama de calçado que melhor se adequa à distância, ao seu peso e passada. Não deixe de ler a entrevista que fizemos a um dos maiores especialistas em calçado desportivo http://www.correrporprazer.com/2009/02/entrevista-com-paulo-silva/

  1. Alimente a sua corrida

Não corra para queimar calorias, respeite o seu corpo. Naturalmente que vai ter maior margem de manobra para um ou outro exagero mas tenha especial atenção à alimentação antes e depois de um treino, e na véspera de uma prova.

  • Pão de mistura ou centeio com mel, banana e queijo pode ser uma boa opção 1h30 antes de um treino
  • Se quer correr logo de manhã aposte apenas numa banana ou um pouco de pão com mel, em menor quantidade, faça depois um bom pequeno-almoço
  • Depois do treino, dê valor à proteína (ovo cozido, queijo fresco, peito de frango/peru)

Seja o mais consistente possível, o Homem é um animal de hábitos, assegure-se que mantém bons hábitos 90% do tempo. Siga estes mandamentos http://www.correrporprazer.com/2009/05/mandamentos-alimentares-do-corredor-de-sucesso/

  1. Dê força o seu treino

 Não basta correr para correr bem, aprenda que o trabalho específico de flexibilidade, força e resistência podem fazer melhorias na sua performance mas também ajudar a prevenir lesões.

Procure fazer semanalmente 1 sessão de alongamentos para todos os grupos musculares e 1 a 2 sessões de trabalho de força com o peso corporal, elásticos ou no ginásio.

Não deixe este treino de lado, um dia vai entender a sua importância. Pode levar apenas 10-15 minutos no final de um treino mais curto ou ao acordar, mas é essencial fazer.

Provas de Trail

4 Comentários

  1. Samara 8 de Janeiro de 2016 17:45

    Adorei este post, muito interessante com várias informações e dicas fantásticas….

    Parabéns!

  2. Davi Santos 8 de Janeiro de 2016 17:47

    Adorei este artigo, pois amo correr e agora aprendi mas algumas dicas e informações para correr bem nas minhas caminhadas….

    Obrigado!

  3. Marilza 13 de Fevereiro de 2016 13:58

    Como correr com condromalácia pateta? Antes eu corria mas tive um derrame articular. Trato, mas devido a condromalácia sinto incômodo no joelho até na caminhada. Passei a fazer natação, Hidro e musculação por recomendação médica, mas sinto falta demais da corrida.

  4. Baixar Funk 23 de Março de 2016 11:42

    Muito bom seu conteúdo …

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.