...

Banco BIC – 24 h Portugal visto por dentro

vitor_luis_meixedoToca o despertador. Apesar das pálpebras cerradas vejo com nitidez o filme que começa a passar à frente dos meus olhos. No silêncio de um despertar supostamente rotineiro, emociono-me.

No dia anterior, após ter lutado com todas as minhas forças para evitar adormecer ao volante, numa curta viagem de 40 quilómetros a meio da tarde, só tive tempo de tomar um duche e seguidamente arrastar-me até à cama. Não seriam ainda 7 da tarde.

A noite que a precedera tinha sido dormida muito rapidamente. Lembro-me de ter passado pelas brasas sentado no padock, embrulhado num saco-cama, enquanto ia trocando palavras entorpecidas com atletas que se revezavam e outros que faziam curtas pausas.

Na noite anterior a essa havia-me esquecido de jantar e não teria fechado os olhos por mais de duas horas. Eram 4 da manhã e ainda eu andava pela pista a verificar estacas e a esticar fita de marcação, com a ajuda dos amigos Armandino Leite e José Soares – um trio tão improvável quanto perfeito.

Os dias que antecederam o fim-de-semana da prova foram também eles desgastantes, tendo tido necessidade de encaixar nos rotineiros deveres profissionais e afazeres familiares os últimos detalhes para que tudo corresse bem na segunda edição das pioneiras 24 horas de Portugal a correr. Centenas de quilómetros percorridos dentro da cidade do Porto, dezenas de horas de contactos telefónicos e um sem fim de linhas escritas, em mails e textos variados. Deslocações a Vale de Cambra, entrevistas, reportagens, interacções com entidades oficiais, autoridades, patrocinadores, fornecedores e atletas. Horas e horas de conversas telefónicas e presenciais com o meu parceiro de aventura e bom amigo Vítor Dias. Tudo acertado ao pormenor.

A acção começara antes da acção. Com uma semana de antecedência, o pessoal da Câmara Municipal de Vale de Cambra, sob a batuta do indispensável Miguel Alves, iniciara a montagem das diversas tendas de apoio e na véspera da prova já nós tínhamos o cenário afinado, com a ajuda da Ana, do Gonçalo e do Francisco, dos inestimáveis companheiros de Retorta e da equipa do banco BIC.

Quando no sábado o dia amanheceu soalheiro, já nós tínhamos o duche tomado e o pequeno-almoço no estômago havia umas boas duas horas. Era tempo de rever procedimentos e fazer um ponto da situação, distribuir tarefas e ocupar posições.

O meio-dia chegou sem aviso prévio e os atletas lá partiram. Recordo o calor e o vai-e-vem entre o padock e o extremo oposto do parque, com o cesto da bicicleta carregado de garrafas de água. Havia música e festa. Lembro-me dos bombos e do palco sempre animado com aulas de variadas de ginástica e dança. Recordo o cair da noite e da banda a tocar dentro da tenda abrigo. Do frio que se instalou e da humidade que persistia. Do silêncio sepulcral no acampamento e do dia que tardava a clarear. Das conversas entrecortadas por um grito de incentivo aqui e ali e do sol que finalmente nasceu. Do final da prova. Dos vencedores, que foram muitos. Do João Oliveira e da Carmen em apoteose. De abraçar emocionado a Analice pedindo-lhe que voltasse em 2016. Dos abraços. Muitos. Dos amigos todos, uns antigos e outros que passaram a sê-lo. E da lágrima que na altura limpei e que agora volta e escorrer.

Obrigado a todos.

Artigos Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. Caros Amigos, primeiro que tudo, obrigado pelo vosso convite e pela insistência na minha participação.

    Esta prova estava, de todo, fora dos meus planos de participação e em boa-hora aceitei contribuir para o aumento substancial de participantes.

    Como é sabido não há provas perfeitas e esta, não fugindo à regra, não esteve perfeita, mas esteve mais perto da perfeição do que o contrário.

    Gostei imenso do ambiente, do espírito de amizade e, sobretudo, de solidariedade! Realço e saliento as várias causas solidárias defendidas por vários atletas e as centenas de km que foram percorridos por quem não pode e carece de ajuda, desde as crianças, os idosos e os doentes!

    Foi uma prova que me preencheu o ego a todos os níveis, quer desportivos, quer sociais!

    Posto isto, Meixedo, valeu a pena teres perdido essas horas de sono (ganhas no terreno), e por isso deixo aqui os Votos de agradecimento e de parabéns pelo vosso excelente trabalho!

    Se recomendo esta prova a um amigo? Sem dúvida!

    Se volto em 2016? Porque não?!

    Um Abraço e até à próxima!

  2. Amigo Orlando,

    São palavras honestas como as tuas que nos fazem abandonar todas as hesitações e decidir avançar. 24 h Portugal 2016 será uma realidade.

    Muito obrigado pelos teus diversos contributos de que tenho sido alvo desde que nos conhecemos.

    Aquele abraço,

    Meixedo

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES