Azores Trail Run – Quase todos querem voltar

Autor: Vitor Dias  /   Outubro 14, 2015  /   Publicado em Notícias, Slider  /   2 Comentários

aztr_2edicaoResultado de inquérito aos atletas mostra que a maior parte aproveitou para ficar alguns dias na ilha e fazer turismo.

Realizada em maio último na ilha do Faial, a segunda edição do Azores Trail Run (ATR) contou a participação de 451 atletas, divididos entre as duas provas do evento – Faial Costa a Costa e Trilho dos 10 Vulcões -, que percorreram os trilhos da ilha. Destes, cerca de 225 preencheram um inquérito distribuído pela organização da prova, com o objetivo de perceber a avaliação dos atletas não apenas do evento desportivo mas de várias outras variáveis, como o acesso à ilha ou as condições de alojamento, por exemplo.

Os resultados deste inquérito, agora compilados pela organização, são bastante positivos, já que 97% dos participantes assinalou a intensão de voltar ao Faial e 77% manifestou uma opinião “Muito Boa” em relação aos Açores enquanto destino turístico. A grande maioria dos inquiridos (66%) ficou mais tempo na Faial com o objetivo de fazer turismo.

Grande parte dos participantes (64%) já tinha estado nos Açores e 49% já tinha visitado o Faial, presumindo-se assim que a experiência positiva em visitas anteriores tenha pesado na decisão de voltar. Todavia, apenas 12% dos participantes tinha marcado presença em edições anteriores do ATR.

Quanto à prova, 82% dos inquiridos classificaram a organização como “Muito Boa”, 17% como “Boa” e apenas 1% como “Razoável”. 85% classificou os trilhos do Faial como “Muito Bons”.

FATOR TRIÂNGULO

Um aspeto confirmado por este inquérito foi a mobilidade de visitantes no Triângulo, já que 85% dos inquiridos aproveitou a viagem para conhecer a ilha do Pico e 36% foi até São Jorge.

Apesar de em número bastante inferior, existiram também participantes que aproveitaram a prova para conhecer outras ilhas da Região.

CUSTO DAS PASSAGENS ÁREAS É PRINCIPAL ENTRAVE

Apesar da satisfação com o destino, foram vários os inquiridos a apontar o elevado custo das passagens aéreas como um ponto negativo. A média do custo das viagens dos participantes no inquérito foi cerca de 200 euros, tendo a grande maioria viajado na SATA. Apesar da maior parte dos participantes (62%) ter feito um voo direto até ao Faial, foram vários os que tiveram de fazer escalas em outras ilhas da Região, nomeadamente São Miguel e Terceira.

Este tipo de viagens é, também, planeado com muita antecedência. A maioria dos inquiridos (54%) comprou o seu bilhete de avião com uma antecedência de 3 a 6 meses.

DINAMIZAÇÃO DO TECIDO ECONÓMICO LOCAL

Perceber o impacto da presença de quase meio milhar de turistas na economia da ilha era um dos objetivos deste inquérito. Assim, uma das questões pedia que os atletas apontassem uma média de gastos diários, excluindo alojamento e viagens. A maioria dos inquiridos (46%) gastou, em média, 50 euros por dia enquanto esteve no Faial. Uma vez que a maior parte (45%) escolheu um regime Bed&Breakfast para alojamento, deduz-se que a maior fatia destes gastos tenha sido direcionada para o setor da Restauração.

A avaliação geral dos inquiridos nas áreas “Transportes Aéreos”, “Transfers”, “Alojamento” e “Restauração” centrou-se no “Bom”.

Um fator importante a ter em conta é o facto de que a esmagadora maioria dos atletas não residentes na ilha não viajou sozinha, tendo trazido, pelo menos, um acompanhante.

Quanto ao perfil dos participantes, a maioria são homens, entre os 40 e 55 anos, licenciados ou com o ensino secundário completo, trabalhadores dependentes e que auferem um rendimento mensal entre os mil e dois mil euros. No que diz respeito ao trail running, 59% dos participantes no inquérito encontra-se num nível intermédio da modalidade.

Trilhos da Aboboreira

2 Comentários

  1. alagoas da sorte 26 de Outubro de 2015 18:23

    Olá, quero agradecer e parabenizar este site pois é bastante interessante tem muitas dicas e informações interessantes …..

    Parabéns !

  2. Vitor Dias 26 de Outubro de 2015 23:43

    Obrigado. Tudo faremos para continuar a merecer a sua preferência. Boas corridas.

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.