O que a transpiração diz sobre si

O que a transpiração diz sobre siTranspirar pode ser muito incómodo, mas é também revelador das nossas e emoções. E o cheiro – embora desagradável – tem um papel preponderante.

Desagradável e incómodo, sim. Mas é uma coisa boa: transpirar ajuda a proteger o corpo do sobreaquecimento e das infeções. É muito útil quando o organismo é submetido a temperaturas muito altas ou a um período de exercício físico intenso. Mas sabia que também está envolvido na comunicação de emoções?

A emoção de uma gota de suor

Muitos de nós começa a transpirar perante uma situação assustadora, enervante ou embaraçosa. Basta estar muito ansioso para uma entrevista de trabalho e depressa sente as palmas das mãos, a testa e os pés a suar. É incómodo, inconveniente por vezes, mas é acima de tudo natural: as glândulas sudoríparas estão principalmente concentradas nestas zonas. Na verdade, há onze vezes mais destas glândulas nestas regiões do que noutras partes do corpo.

Mas não é apenas o que se sua ou como se sua que revela emoções. O cheiro também envia mensagens, como garantem os psicólogos da Universidade de Utrecht (Holanda). Durante dois dias, dez homens envolvidos na experiência ficaram proibidos de consumir álcool, tabaco, alimentos com aromas muito fortes ou de praticar exercício físico intenso. Depois recolheram amostras do seu suor enquanto viam filmes de terror ou filmes repugnantes.

Mais tarde, 36 mulheres cheiraram as amostras para tentar descobrir traços emotivos daqueles homens de acordo com o odor da transpiração. De acordo com os investigadores, quando as mulheres cheiravam o suor de um homem que vira filmes de terror, as suas expressões também sugeriam medo. E se elas cheiravam suor de um homem que assistiu a um filme repugnante, a expressão sugeria a mesma emoção.

Estes resultados não são novos. Em 2012, os psiquiatras da Universidade Estatal de Nova Iorque extraíram o suor de 64 camisolas: metade era de pessoas que tinham saltado de um avião pela primeira vez, a outra metade de quem o fazia com frequência. As pessoas que sentiram o cheiro dos estreantes ficaram mais despertas perante rostos irritados do que aquelas que sentiram o cheiro dos experientes. Porquê? Vigilância, indicam os investigadores: quem sentiu o suor dos estreantes tomou mais atenção a traços de sensações mais subtis, que passariam despercebidos sem o cheiro da transpiração.

Da Alemanha também chega um estudo sobre transpiração: as mulheres que sentiram o cheiro de um homem ansioso tomaram decisões mais arriscadas depois.

Qual é a composição do suor?

Em última análise, o suor não é apenas um sistema de ar condicionado que nos foi dado pela natureza. É também uma balança de sentimentos. Tanto uma função como a outra são positivas para a sobrevivência em sociedade, mas há compostos químicos que se perdem no suor e que são úteis para o organismo, realça a BBC Future.

O cloreto que se perde durante a transpiração serve para manter o pH interno do organismo em níveis saudáveis. Além disso, regula a entrada e saída de químicos entre as células e apoia a transmissão de impulsos nervosos. Numa situação de transpiração normal, o corpo adapta-se rapidamente à falta de cloreto. Mas se ficar exposto a condições mais extremas, a perda pode ser preocupante. E não basta beber água: se estiver a suar de forma descontrolada, o organismo acaba por se comportar como se estivesse envenenado.

A ureia é mais um composto do suor, também presente na urina. Durante a transpiração, uma pessoa é capaz de expelir 7% da ureia que contém no corpo através das gotas de suor.

Fonte: O Observador

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES