...

Na hora de correr são elas que dominam

Eles até podem ser mais musculosos e mais agéis, mas são elas que levam a melhor quando se fala em correr longas distâncias.

Correr tornou-se, nos últimos anos, uma das atividades físicas de eleição de muitos portugueses. Prova disso é a quantidade de corridas organizadas que se realizam durante todo o ano, como foi o caso, agora, da Meia Maratona de Lisboa.

Com o sol a dar o ar da sua graça, são muitos os que já se preparam para calçar os ténis e lançar-se à estrada para pôr os músculos a mexer. Se for mulher, pode sentir-se uma felizarda pois, segundo o El Pais, tem mais facilidades em correr do que o sexo oposto.

A conclusão é do investigador e maratonista Jen Jakob Anderson que analisou mais de 1,8 milhões de resultados de 131 maratonas durante cinco anos e verificou que as mulheres são atletas mais eficientes energeticamente em todos os aspetos.

“Penso que isso se deve ao facto dos homens terem tendência a idealizar o quão bons são, enquanto as mulheres têm noção das suas limitações físicas e utilizam a cabeça antes de mover as pernas”, refere.

Também o treinador do Clube de Atletismo de Menorca partilha desta conclusão e explica porquê. “É certo que os homens, na sua maioria, são mais musculosos e isso torna-os mais ágeis. Mas correr, sobretudo provas de longa distância, não consiste apenas em mover depressa as pernas. É necessário uma forte parte psicológica que implica concentração e cálculo. De forma geral, diria que elas são mais analíticas na hora de correr e isso faz com que cheguem aos últimos quilómetros em melhores condições físicas”.

Além disso, os homens têm o hábito, neste tipo de provas, de começar a maratona a um ritmo mais lento e aumentar o seu ritmo numa segunda parte. Já as mulheres têm a capacidade de manter um ritmo constante ao longo de todo o percurso, referem.

Fonte: Notícias ao minuto

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES