...

Inaugurada em Lisboa escultura de tributo ao corredor

escultura_corredorUma escultura de homenagem ao corredor, inspirada numa tocha olímpica, foi esta quinta-feira inaugurada em Lisboa, no âmbito do 25.º aniversário da meia maratona da capital portuguesa.

“A obra inspira-se numa tocha olímpica, e junta o simbolismo da luz à energia do desporto”, explicou o artista plástico Pedro Gomes, que, em conjunto com o arquiteto João Regalo, construiu a escultura de tributo aos corredores, edificada na Avenida Brasília, junto à ponte 25 de Abril.

Na cerimónia de apresentação da escultura, Carlos Moia, presidente do Clube Maratona de Portugal, e principal responsável pela organização da meia maratona, disse que a prova ensinou os portugueses a correr, mostrando também a sua gratidão pelo apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

“É a prova que mudou a mentalidade do atletismo em Portugal e dos portugueses, os ensinou a correr, marchar, fazer exercício físico, e esse legado fica bem representado nessa escultura que hoje inauguramos e não teríamos chegado aqui sem o apoio da Câmara Municipal, a minha gratidão e o meu reconhecimento, apesar das dificuldades”, referiu.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, também marcou presença na cerimónia e considerou a meia maratona de Lisboa como a responsável pelo crescimento do número de corredores em Portugal.

“Vinte e cinco anos decorreram e permitam-me partilhar que não é indiferente o pioneirismo que a meia maratona teve. Hoje vemos uma febre do ‘running’ e há cada vez mais portugueses a correr”, disse.

A antiga maratonista Rosa Mota, campeã olímpica em Seul, em 1988, comparou a escultura a um “facho olímpico”, esperando que a mesma possa “trazer mais pessoas para a rua correrem ou caminharem”.

O atleta britânico Mo Farah, campeão olímpico e do mundo dos 5.000 e 10.000 metros, afirmou que a meia maratona “vai ser difícil”, mas que está entusiasmado pelo início da competição, que para o atleta é uma “das melhores meia maratonas do mundo”.

A 25.ª edição da meia maratona de Lisboa disputa-se no domingo, e já tem as inscrições esgotadas, esperando-se cerca de 35.000 participantes entre a mini (sete quilómetros) e a meia maratona (21 quilómetros).

Fonte: Jornal Record

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal!

    como eu gostaria que o poder público aqui no Brasil desse a mesmas importância a corrida de rua como os governantes de vocês dão ai em Portugal.

    Parabéns a todos os corredores portugueses por mais esta vitória.

    Rodolfo

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES