Portugal no Hawaii: Ultraman, campeonatos do Mundo 2014 – Parte I

O Antônio Nascimento foi o primeiro cidadão português a terminar uma prova de Ultraman, mas isso já lhe tínhamos contado aqui e a participar nos Campeonatos do Mundo de Ultraman. Em 2013, o primeiro dia correu muito mal e teve de abandonar. Este ano regressou, mais forte que nunca, e terminou a prova onde marcaram presença não um mas dois portugueses. António Nascimento e Pedro Paixão levaram as quinas da bandeira lusa ao Hawaii.

A qualificação para os campeonatos do mundo de Ultraman está cada vez mais difícil. Neste momento apenas duas provas qualificam os atletas para esta fase: Austrália e Flórida. O António tinha-se qualificado com a prova de Gales e Pedro Paixão estreou-se este mesmo ano na distância com o Ultra Florida, em Fevereiro para agora marcar presença na prova rainha no Hawaii.

A prova

O formato da prova é tal e qual como foi descrito no artigo anterior. Consiste num triatlo de ultra longa distância, sendo percorridos um total de 524km em 3 dias, divididos em 3 etapas:

Dia 1 – 10km de Natação e 145km de Ciclismo

Dia 2 – 270-280km de Ciclismo, antes que perguntem: é ultra – 270 ou 280 são mais 5-10minutos

Dia 3 – dupla maratona: 84km a correr

Os atletas têm 12h para percorrer a distância correspondente a cada etapa.

Hawaii, o paraíso do triatlo, deixem apenas as vossas pegadas

Todos conhecemos o misticismo no Ironman Hawaii, mas já sabemos que o Ultraman e o Ironman não têm mesmo nada a ver. De um lado milhares de atletas e do outro poucas dezenas.

Ao contrário do que aconteceu em Gales, o Hawaii respira e transpira triatlo. Lojas sem fim com material da modalidade, todos os dias vemos pessoas a nadar na baía de Kailua, ciclistas nas bermas das estradas e até pudemos assistir a uma parte do Turkey Triathlon justamente no dia do briefing do Ultraman.

No entanto, a organização tem uma política muito clara. O objetivo é passar justamente o mais despercebido possível. Por isso, a prova não interrompe o trânsito, é pedido aos atletas e equipas de apoio que não deixem qualquer lixo no chão, não coloquem música alta no carro nem para animar os atletas, no fim do 3º dia devem apenas ter deixado as vossas pegadas no alcatrão.

ultraman_2E este ano prometia, com o Pahoa em atividade, só à última hora soubemos que os atletas iam poder passar na zona de maior atividade vulcânica. E infelizmente, foram os últimos a passar ali numa prova de Ultraman, pelo que sabemos todos tiveram oportunidade de admirar a sua beleza uma última vez mesmo estando em cima das bicicletas para, na altura, 250km à chuva.

Resultados

Comecemos pelo fim da história com alguns destaques de relevo:

  • Um total de 37 atletas começou esta prova, destes apenas 33 terminaram, dois atletas não terminaram dentro do cut off logo no dia 1
  • Craig Percival venceu o Dia 1 e o Dia 2, partindo no Dia 3 na frente com 54 minutos de avanço sobre Tobias Winnemoeller, o vencedor no final.
  • O Dia 3 foi uma revolução, numa etapa liderada pelo campeão em título de 2013 Miro Kregar (6:27:30), Percival fez 7:41:45 perdendo a lideração para o alemão Tobias Winnemoeller que correu em 6:41:58.
  • Yasuko Miyazaki bateu o record feminino da prova com 6:54:57 colocando-a no 1º lugar das mulheres e 7º da geral
  • Dois lugares imediatamente abaixo ficou Andre Kajlich, o primeiro atleta paralímpico a correr um ultraman. Depois de uma soberba prova de natação e ciclismo, Andre que perdeu as duas pernas num queda na linha de metro, tornou-se também o primeiro a correr os 84km numa cadeira de rodas normal, com um tempo fantástico de 6:49:31

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

1 COMENTÁRIO

  1. Você precisa de ajuda financeira ou empréstimo urgente? e você tem de ser decepcionado por bancos. Nós podemos fornecer financiamento direto de até 5 milhões de euros a taxas de juros conveniente para obter mais informações e exigência do formulário de candidatura, Contacte-nos por e-mail uspf.associates(@)gmail.com
    Saudações.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES