Utax termina 2ª edição com êxito

UTAX 2014Terminou ontem a 2ª edição do Utax num fim de semana de puro Trail na Serra da Lousã. Luís Duarte, Paulo Lopes e Pedro Alberto foram os vencedores do Utax, Trail Serra da Lousã e Mini Trail, respetivamente. A festa teve início na sexta-feira em Castanheira de Pêra, onde se reuniram cerca de 2 000 pessoas entre atletas, caminheiros e acompanhantes, para participarem num fim-de-semana de puro trail na Serra da Lousã.

Às 00h deu-se a partida dos 109 km e 6 000 m D+ do Utax, e no sábado de manhã partiam os atletas que iriam percorrer os 42 km do Trail Serra da Lousã e do Mini Trail de 24 km.

Luís Duarte foi o vencedor do Utax, cruzando a meta 13h:06m depois de uma partida chuvosa e com nevoeiro que acompanhou os atletas durante a toda a noite, dificultando muito a visibilidade, e com muito vento nos pontos mais altos. Luís que é um atleta que tem vindo a crescer nesta modalidade, fez um percurso solitário em trilhos que segundo ele, estavam nas condições perfeitas para a prática do trail. Minutos depois chegavam Luís Fernandes e Victor Teixeira, que apenas correram os primeiros km com o primeiro classificado.

No pódio feminino o 1º lugar com um tempo de 16h:53m, foi para Ester Alves, a atleta que este ano saiu do anonimato depois de um fantástico 8º lugar no Ultra Trail do Mont Blanc, e que tem arrecadado muitos pódios nos trilhos nacionais. O 2º e 3º lugar foram para Sofia Roquete e Ana Gonçalves.

Todos os que terminaram o Ultra Trail das Aldeias do Xisto tiveram 3 pontos de acesso ao Ultra Trail do Mont Blanc.

O vencedor dos 42km do Trail da Lousã foi Paulo Lopes, que fez a prova em 04h:28m. Os 2º e 3º lugar ficaram com Pedro Marques e Marco Martinho. No pódio feminino o 1º lugar foi para Lucinda Sousa, com um tempo de 05h:09m, uma atleta também habituada aos pódios do Trail Running nacional, o último que ganhou foi o Trail das Nozes.

O Trail da Lousã é uma prova inserida no circuito internacional de provas de trail running na distância de maratona. (European Mountain Marathon)

No Mini Trail o vencedor foi Pedro Alberto, que fez 24 km em 1h:59m, depois de 10 meses parado, devido a uma lesão.

Nesta edição e para terminar o fim de semana, também os mais pequenos e as pessoas com mobilidade reduzida puderam experimentar o trail. No Ax-Trail Kids participaram jovens entre os 6 e os 16 anos num corrida por escalões, com o intuito de promover a prática desportiva e o respeito pelo meio ambiente. Enquanto o AX-Trail de Inclusão foi disputado por equipas compostas por um elemento em cadeira de rodas todo o terreno (joelettes), com o objetivo de oferecer a experiência do trail a pessoas com mobilidade reduzida.

A organização estava satisfeita com o resultado após semanas de preparação, os participantes sentiram-se apoiados, felizes e com vontade de voltar. O AX-Trail Series encerra a sua 7º edição. Para o ano haverá mais e talvez mais novidades.

Foto: Marta Silva

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES