Gerês Marathon® – uma maratona que se quer diferente

Autor: Vitor Dias  /   Outubro 14, 2014  /   Publicado em Notícias
Tags: carlos sá, gerês, Gerês Marathon®

geres_marathon_2014Com uma semana de inscrições quase 500 atletas (provenientes de 8 países – Portugal, Polónia, Bélgica, Noruega, Espanha, Marrocos, França e Brasil) já aceitaram o desafio de correr na Gerês Marathon®, uma prova que não pretende ser uma maratona igual a outras, será única no Mundo! O que a diferenciará são os vários aspetos associados ao local onde a mesma se desenrola – as estradas do único Parque Nacional de Portugal em pleno coração do Gerês (esta não é uma prova de trail, pois não se desenrola em trilhos de montanha). Aliar à velocidade o desnível, cria nesta maratona um grau de dificuldade substancialmente diferente e, mais elevado, que as maratonas onde normalmente se corre para o cronómetro.

Esta prova realiza-se em estradas, mas de montanha. Apesar de ser realizada em percurso asfaltado, pavimentado e por estradões de terra batida, não pretende ser uma prova em que o atleta corre geralmente para o cronómetro comparando-o com outras da mesma distância.

Atendendo às necessidades logísticas e de segurança, assim como à necessidade de protecção ambiental que a região obriga, ou não estivéssemos no Parque Nacional Peneda-Gerês, devem todos os participantes respeitar as normas do mesmo e as suas autoridades. As inscrições são por isso bastante limitadas nesta 1ª edição.

Atendo também à necessidade imperiosa de preservar um património natural de uma enorme riqueza, pretende-se que em plena comunhão com a natureza os atletas usufruam do mesmo, respeitando-o e protegendo-o. Por este mesmo facto os abastecimentos líquidos não serão fornecidos através de garrafas nem de copos plásticos. Cada atleta é responsável por levar consigo o(s) recipiente(s) que julguem mais adequados para a sua hidratação (preferencialmente que sirvam também para bebidas quentes). Pretende-se que as crianças de hoje usufruam o mesmo território no amanhã!

Correr no Gerês tem sempre em qualquer altura do ano um encanto especial, mas a paleta de cores que pintam o Parque Nacional no fim do Outono cria cenários tão deslumbrantes e arrebatadores, que tornarão esta prova tão bela, quanto dura!

Leia também ...  Carlos Sá compete uma vez mais na mítica “Maratona das Areias”

Regulamento provisório da Gerês Marathon já disponível em http://carlossanatureevents.com/index.php/pt/gm-regulprog

Facebook oficial da prova: https://www.facebook.com/GeresMarathon

Gráficos de altimetria entre outras informações em breve.

O Correr Por Prazer é média partner do Gerês Marathon®

 

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Boticas Trail - Caminhos do Galaico

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*