...

Crio e Sauna…uma relação para durar!

CriosaunaQuando falamos de crioterapia, falamos de terapia pelo frio (do grego Kryos – frio). A crioterapia é a aplicação terapêutica de uma substância ao corpo, promovendo a diminuição da temperatura dos tecidos e consequentemente a redução do calor corporal.

Esta técnica engloba uma série de técnicas específicas que utiliza o frio nas diferentes formas: líquida, sólida e gasosa com o objetivo terapêutico de baixar ou mesmo retirar o calor do corpo induzindo a um estado de hipotermia (baixa de temperatura), para favorecer uma redução da taxa metabólica local, promovendo uma diminuição das necessidades de oxigénio pela célula. A sua utilização remonta ao século 2500 AC, quando utilizada pelo povo egípcio, como método analgésico e anti-inflamatório. Estas propriedades tornaram a sua utilização numa prática comum durante o século XIX, durante as batalhas napoleónicas, onde as amputações eram a solução para a vida ou a morte. Nos anos 70, começa a ser utilizada no japão em doentes com artrite reumatoide com o objetivo de controlar a dor. Esta prática estende-se até aos nossos dias sendo habitualmente mais usada na área desportiva, para tratamento e prevenção de lesões e aumento do rendimento físico.

Quando pensamos em sauna…pensamos apenas em calor. Mas se pensarmos em sauna com temperaturas negativas, temos a CRIOSAUNA (aerocrioterapia ou Crioterapia de corpo inteiro).

criosaunaCriosauna…O que é?

È um procedimento terapêutico que consiste em expor o corpo humano a uma temperatura média de -110 a -190º C durante um período máximo de 3 minutos, no interior de uma cabine, onde se liberta nitrogénio gelado na sua forma gasosa.

Criosauna…benefícios!

Os benefícios do choque térmico originado pela criosauna destacam-se nas áreas da medicina, estética e desporto:

  • Tem propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, características estas que ajudam recuperar todo o sistema musculosquelético do desgaste físico, a todos os níveis de intensidade, promovendo a sua recuperação funcional e diminuindo a fadiga;
  • Aumenta a capacidade para suportar um trabalho muscular e articular mais intenso
  • Aumenta a resistência aeróbia
  • Ativa o sistema imunológico (de defesa) do organismo, promovendo a libertação de toxinas
  • Promove o adelgaçamento corporal (uma única sessão provoca a perda até 200 calorias)
  • Rejuvenesce a pele, favorecendo a redução da celulite e o aparecimento de rugas ou manchas
  • Melhora a energia sexual e aumenta a libido
  • Aumenta a energia e melhora a autoestima.

Criosauna…contraindicações!

Na medida em que este método provoca uma aceleração de todo o metabolismo celular, será prudente evitá-la em situações de:

  • Doença cardiovascular
  • Gravidez
  • Tratamento oncológico
  • Síndrome de Reynaud (ou doença da alergia ao frio) – doença que afeta a circulação sanguínea nas extremidades do corpo (mãos e pés, nariz, lóbulos das orelhas), quando submetidas a baixas temperaturas
  • Doenças reumatológicas em estadio avançado.

Este método de tratamento já existe no nosso país sendo representado pela Criosauna  Portugal. Vários corredores já testaram este método inovador que se encontra disponível naClínica Elan, no Porto.

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES