Suplementos para recuperação

Autor: Filipa Vicente  /   Setembro 26, 2014  /   Publicado em Alimentação
Tags: Alimentação, nutrição, suplemsntos
Tempo de Leitura: 2 minutos

Dúvida de leitor

“Boa tarde,

Tenho 52 anos, masculino, 1,70mt, 68 kg. Pratico regularmente exercício nomeadamente corrida.

Em média 100km por mês. Gostaria do seu conselho acerca de vir a tomar suplementos para melhor recuperação e performance.

Cumprimentos,

Agostinho”

 

Olá Agostinho,

Muito obrigada pela sua questão.

Em primeiro lugar, a sua alimentação é o seu primeiro pilar da recuperação e recomendamos a leitura deste artigo que, nunca é demais recordar, reune os principais cuidados a ter à mesa:

Mandamentos alimentares de sucesso.

Um dos principais cuidados a ter é assegurar-se que ingere proteína suficiente ao longo do dia tentando incluir sempre uma fonte proteica em todas as refeições.  Por exemplo, não faça lanches de frutas e bolachas mas sim queijo fresco/ovo cozido/peito de frango ou peru e fruta.

Sobre suplementação propriamente dita, o momento mais indicado para promover a recuperação é imediatamente após o treino. Nesse sentido, sugiro também o nosso artigo Nutrir e reparar que explica os princípios de uma boa recuperação.

A recuperação ajuda a aumentar a eficiência destes cuidados, e nesse sentido tem 2 opções de suplementação:

1)      Batido de proteína (whey) e junta um hidrato de carbono – deve misturar ½ a 1 doseador de whey em 150-200ml de água e beber a seguir ao treino, juntando 1 banana ou por exemplo 2 colheres de cereais tipo nestum. Aguarde pelo menos 2h para voltar a comer, se não for possível, use sempre ½ dose.

2)      Se treina perto da hora de almoço/jantar e sai do banho para a mesa, e/ou não gosta de batidos, pode usar antes cápsulas de 3 a 5g Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) e 3 a 5g Glutamina.

Adicionalmente, sugiro também que leia o seguinte artigo sobre recuperação ótima, especialmente considerando a sua quilometragem mensal.

Leia também ...  Alimentação do atleta

Sobre Filipa Vicente

Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: www.filipavicente.net
Milaneza

9 Comentários

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *