Seia recebe IV Oh Meu Deus – Ultra Trail®

Autor: Vitor Dias  /   Março 25, 2014  /   Publicado em Notícias
Tags: 100 milhas, oh meu deus, serra da estrela
Tempo de Leitura: 2 minutos

Seia recebe IV Oh Meu Deus - Ultra Trail®Três anos depois da primeira edição, o Oh Meu Deus – Ultra Trail® Serra da Estrela 100 Milhas Portugal volta a repetir-se, desta vez com algumas alterações.

Para já, a data. Ao contrário dos anos anteriores, esta edição não se realizará em Abril. Foi adiada para Junho, realizando-se nos dias 6, 7 e 8. A mudança no calendário assenta em três fatores fundamentais: a segurança dos participantes, o impacto turístico na região e os interesses das entidades envolvidas na gestão de todo o território Serra da Estrela, nomeadamente as implicações e o impacto no Parque Natural.

Recordamos que nas edições anteriores, apesar de já ser primavera no calendário, não o era na Serra da Estrela. Os atletas da prova, principalmente das duas distâncias maiores (100 e 160km), iniciavam a sua prova com algum calor e uns brilhantes raios de sol. À medida que iam subindo a mais alta montanha de Portugal, começavam os ventos frios, o gelo, a neve. A condição climatérica era, sem dúvida, um dos elementos que conferia a esta prova o seu carácter de dureza, sendo ao mesmo tempo, uma das razões para muitas desistências.

No entender da organização, a alteração da prova de Abril para Junho “traz profundas alterações, para melhor, no desenho desta prova. Será muito mais linear, abrangente e encantadora.”

A outra mudança forte da edição deste ano será o local de partida e de chegada dos atletas. O Município de Seia acarinhou o projeto e reconheceu nele o potencial desportivo, turístico e internacional.

Assim, toda a logística de prova será feita agora na cidade de Seia: local de partida e chegada, secretariado, entrega de prémios, briefings etc.

O Oh Meu Deus – Ultra Trail® Serra da Estrela 100 Milhas Portugal é uma prova de corrida por trilhos, trail run. Além de correr no ponto mais alto do Continente, oferece também a maior distância feita em prova: 160 km. Além desta prova-mestre, existem também as distâncias de 100, 60, 20 e ainda uma caminhada de 10km. A prova é ainda pontuável com 4 (K160),3 (K100) ou 2 (K60) pontos para o The North Face Ultra Trail® de Mont Blanc®.

Leia também ...  A 1ª edição da Estrela Grande Trail terminou com enorme sucesso

Para esta edição já estão inscritos mais de 150 atletas. As inscrições estão abertas até ao dia 25 de Maio, podendo ser efetuadas em www.horizontes.com.pt.

Foto: Paulo Magalhães

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Running – Medicina, Fisiologia, Treino e Nutrição

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*