Movimento de corrida barefoot

Autor: Vitor Dias  /   Março 12, 2014  /   Publicado em Equipamento
Tags: correr descalço
Tempo de Leitura: 2 minutos

Movimento de corrida barefoot

CorrerBarefoot.com é um site dedicado ao movimento de corrida barefoot, ou natural e minimalista em Portugal.

O que é correr barefoot? Tal como o nome indica é correr descalço, ou com sapatilhas que simula ao máximo as sensações de correr descalço, também conhecidos como calçado minimalista.

Entende-se por sapatilhas de corrida minimalistas, sapatos desportivos com uma sola muito reduzida, com “zero drop” (sem diferença de altura entre o calcanhar e a frente do sapato) ou com um drop mínimo. Outra caracteristica é um “toe box” amplo, a parte frontal da sapatilha alargada, possibilitando a utilização de toda a amplitude dos dedos dos pés para ajudar na projecção para a frente enquanto corremos. Alguns modelos, como os Vibram FiveFinger têm os dedos completamente independentes.

Regra geral as sapatilhas minimalistas não têm suporte para o arco do pé.

O objectivo das sapatilhas barefoot é proporcionar um movimento mais natural de corrida, sem ter uma sola amortecedora de umas sapatilhas de corrida “modernas” acabando assim por utilizar mais a parte frontal e meio do pé na corrida, dependendo pouco ou nada  do calcanhar. Utiliza-se uma passada mais suave, com mais passos por minuto, recorrendo assim, mais aos músculos e tendões da parte inferior da perna para amortecer o impacto.

Mas porquê barefoot?

Sabias que as sapatilhas de corrida “modernas”, das conhecidas marcas são uma invenção dos anos ’70? A tecnologia de corrida como a conhecemos hoje tem somente 40 anos… E antes disso? Como é que as pessoas corriam sem ter um belo par de sapatilhas com um calcanhar de 8 cm?

Usavam os pés e pernas da forma que o ser humano foi “concebido”! Durante milhares de anos, o ser humano evoluiu e as suas pernas e pés foram-se adaptando para correr longas e curtas distâncias, principalmente devido à necessidade de caçar para sobreviver.

Dr. Daniel Lieberman, professor do Departamento de Evolução Biológica Humana da Universidade de Harvard (e também corredor) recolheu dados da força durante a pisada, com pés descalços e com sapatilhas de amortecimento.

Foram filmados corredores norte-americanos que correm com e sem sapatilhas, e adolescentes quenianos da região do Rift Valley (o berço dos corredores de longa distância do Quênia) que nunca calçaram sapatilhas na vida. Constataram que mesmo em superfícies mais rijas (alcatrão e terra batida) a pisada descalça é feita com a planta do pé e gera menos impacto do que com a de uma sapatilha tradicional de corrida (onde a pisada se inicia pelo calcanhar e é distribuída para a frente do pé). Em resultado deste estudo surge a hipótese de que as sapatilhas de corrida possam ser responsáveis por causar mais lesões do que evitá-las.

Sabias que o corredor Abebe Bikila, o etíope que ganhou a maratona dos jogos olímpicos de Roma em 1960, bateu o record mundial descalço?

Junta-te a este movimento e vem descobrir o prazer de correr natural! É tão simples como descalçar as tuas sapatilhas e correr, simplesmente correr.

Tiago Pereira

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Vila do Conde Outlet Fashion

3 Comentários

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *