...

Não engorde no Natal

Não engorde no NatalTodos os anos acontece a mesma coisa, passa a época festiva num misto de negligência alimentar e sentimentos de culpa. Saiba como desfrutar realmente das festas com menor impacto na balança e na cintura.

Moderação

A palavra devia ser tão grande quanto a sua importância na nossa vida. Somos animais de hábitos mas sobretudo somos mal habituados. Com maior ou menor austeridade, nada deleita mais o ser humano que uma mesa cheia de comida com “free pass” para “all you can eat”, com a ideia de que no dia, na semana ou no ano seguinte recomeça os cuidados. Este ano, livre-se desse comportamento pecaminoso a que poderíamos chamar simplesmente gula.

Não tem necessidade de comer até ficar mal disposto e comer tudo o que lhe põem à frente, não só não vai desfrutar dos sabores, cores e texturas como vai acabar por exceder a conta desnecessariamente.

E também não serve de nada pensar que vai gastar no treino do dia seguinte, as coisas não funcionam assim quando cada fatia de bolo rei tem 600kcal e já comeu três depois de atacar a mesa dos doces.

Os melhores, os menos maus e os piores

O segundo conselho passa pela escolha criteriosa dos “pecados calóricos”, sabendo os mais calóricos, pode mais facilmente restringir ou moderar a porção.

Os fritos como as azevias, rabanadas, as filhoses e os sonhos são os mais perigosos, uma porção média pode ter entre 250 e 300kcal. Mas uma fatia de bolo rei ou rainha pode chegar às 900kcal.

Mas outros, como a aletria, o arroz doce, as farófias ou um pudim podem não passar das 150kcal/tigela pequena.

Portanto, deve fazer uma escolha, o ideal seria guardar-se para o bolo rei porque como pode ver uma fatia esgota o orçamento natalício. Mas se a sua perdição são os fritos e o bolo rei, reduza a porção e desfrute de um pedaço de cada, menos quantidade = menos calorias.

Estratégias essenciais

Leve esta lista na sua carteira e verifique se cumpriu estes cuidados, se o conseguir, não tem porque recear os quilos natalícios porque eles somem assim que largar a mesa das sobremesas.

  • Não ataque a mesa dos doces de Natal antes do fim do jantar da consoada, a sua batalha começa na altura da sobremesa.

  • E não passe o dia sem comer para poder comer sem medo, faça uma alimentação dentro do seu ritual normal. Pode e deve cortar nos excessos como o açúcar, bebidas alcoólicas, etc. durante o dia para ganhar margem de manobra

  • Faça um jantar dentro do normal incluindo o tradicional bacalhau (ou polvo) com batatas cozidas e/ou grão, uma porção adequada de hortaliça e um tempero moderado de azeite. A hortaliça vai ajudar a controlar os ímpetos assim como a fibra do grão-de-bico, por isso não tenha vergonha de os repetir.

  • Escolha uma das sobremesas disponíveis para o jantar e ingira uma quantidade ponderada, dentro da sua resistência mental, preferindo os menos calóricos ou mesmo uma peça de fruta.

  • Enquanto espera a meia-noite escolha um frito único ou tire um pedaço equivalente a 1/8 de cada frito que aprecia, acompanhe com uma tisana ajudando na saciedade e a enganar a gula. Não há razão para ter fome a esta hora, a visão de comida está a deturpar o seu auto-controlo.

  • Celebrada a meia-noite, a tradição do bolo-rei pode ser incontornável, uma fatia pode queimar no treino do dia seguinte, mais do que isso é demais.

  • Feche aqui a noite e terá cumprido essa árdua missão.

  • Acorde no dia 25 e siga a sua rotina normal, se possível treine mesmo que não cumpra o plano e seja mais curto.

  • O almoço de Natal, habitualmente peru, enquadra-se perfeitamente numa rotina adequada. Se tem batatas fritas, petisque uns palitos, não se esqueça que a procissão ainda vai no adro.

  • Siga a mesma regra da sobremesa do dia anterior, escolha das “menos calóricas” ou simplesmente fruta.

  • Deixe a mesa das delícias para o lanche, escolha entre bolo-rei e os fritos.

  • Tente terminar aqui com todos os doces, iguarias, etc. distribuindo pelos vizinhos ou até pelos mais carenciados. Dê uma ceia de Natal a quem realmente precise.

  • Volte aos cuidados, recomeçando os seus cuidados normais do dia-a-dia.

  • Se foi o anfitrião, o ideal é que tivesse feito apenas o necessário para os convidados e que não tenha sobrado muito, mas se sobrou procure distribuir. Se tiver em casa, já sabemos o que vai acontecer.

Se nada disto correr bem, dia 26 volte ao plano porque o que realmente a/o vai engordando não é (só) o que come no Natal mas também entre o Ano Novo e o Natal.

Filipa Vicente

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

1 COMENTÁRIO

  1. OLÁ FILIPA BOA NOITE.
    VAI SER MUITO DIFICIL,NÃO CAIR NA TENTAÇÃO.
    BOAS FESTAS PARA TODOS.
    FERNANDO PEREIRA

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES