Ganhe massa muscular a correr

Autor: Filipa Vicente  /   Novembro 11, 2013  /   Publicado em Alimentação, Treino  /   8 Comentários

A corrida (de meio fundo e fundo) é um desporto muito saudável, promove o convívio, o espírito de entreajuda, permite estar ao ar livre, acarreta um gasto calórico que ajuda no controlo do peso e tem muitos outros benefícios físicos, fisiológicos, metabólicos e psicológicos que são facilmente reconhecidos. No entanto, é extremamente catabólica do ponto de vista do tecido muscular. Por isso muitos corredores debatem-se com muita dificuldade na tentativa de ganhar massa muscular. Saiba o que fazer.

Incorpore treino de força

Não, não basta correr e muitas vezes “só correr” torna-se ainda pior para aquele que é o órgão do movimento no seu corpo. O treino de força permite trabalhar capacidades que a corrida não desenvolve produzindo adaptações necessárias para a manutenção e, idealmente, ganho de massa magra mesmo que lentamente.

No início bastam alguns agachamentos, lunges, elevações numa barra fixa (ou remada invertida numa barra baixa) e flexões no solo mas o ideal é aumentar o nível de dificuldade incorporando resistência em alguns destes exercícios.

 

Não corra apenas “devagar”

O esforço lento, prolongado e contínuo ocupa grande parte do seu dia-a-dia de treinos mas esse é precisamente um motivo pelo qual não há progresso a nível anabólico. Esforços muito prolongados e a baixa intensidade não promovem, e podem mesmo inibir, as adaptações metabólicas, fisiológicas e hormonais responsáveis pelos processos de hipertrofia muscular nomeadamente os níveis de hormona de crescimento e testosterona, induzindo níveis elevados de cortisol, uma hormona catabólica que pode não ajudar nada na gordura abdominal.

Incorpore treino de velocidade mesmo para grandes distâncias, corra X km do seu treino longo  a um dado ritmo e faça treino intervalado 1 a 2x por semana. Recorde os artigos sobre treino de velocidade e sobre fartlek.

Não negligencie a proteína

Muitos atletas de fundo vivem de massa, arroz e batatas e alguns mantêm mesmo padrões alimentares próximo de um vegetarianismo quase estrito porque os hidratos de carbono são considerados o combustível de eleição. Não está totalmente certo, é necessário incluir proteína, especificamente de alto valor biológico.

A proteína de alto valor biológico fornece os aminoácidos essenciais necessários para garantir os processos de reparação e crescimento musculares. Devido ao seu score de aminoácidos e à sua digestibilidade, são muito superiores às proteínas vegetais mesmo quando comparadas com a combinação estratégica de cereais e leguminosas.

Por isso, comece por incluir uma fonte proteica de alto valor biológico na maioria das suas refeições, sobretudo e com maior destaque depois do treino.

Aposte na carne, no peixe e nos ovos complementando com derivados do leite. Se tem dificuldades em cumprir as suas necessidades proteicas, inclua um suplemento de concentrado proteico.

Notícia Relacionada...  Workshop "Alimente os seus quilómetros"
Prozis 10% CORRERPORPRAZER

8 Comentários

  1. silva 12 de Novembro de 2013 1:23

    qual é a sua opinião sobre termogênicos, ouvi falar que eles podem ajudar no ganho de velocidade.

  2. JG Junior 15 de Novembro de 2013 12:12

    Uma boa dica para quem deseja obter bons níveis de ganho na massa muscular, é tomar um shake com 20g de whey protein meia hora após a corrida.

  3. Simone Westerduin 6 de Agosto de 2014 23:06

    Só acrescentando que mesmo vegetarianos e veganos conseguem com uma boa alimentacao a quantidade necessaria de proteina. Sou vegana, maratonista e cuido muito bem dos meus musculos consumindo proteina vegetal.

    Abraços

  4. Daniel 4 de Outubro de 2014 20:43

    Bom artigo,

    Recentemente comecei a intercalar treinos de tiro e meu desempenho está bem melhor do que antes quando eu apenas corria em ritmo lento por tempos prolongados..

  5. dalva nira mourao 2 de Março de 2016 21:53

    malho para ganha massa magra… pois sou bem magrinha, no momento peso apenas 46 kg
    Qdo comecei a malhar um ano atrás tava com 38 kg. minha pgt é posso fazer corrida também?

  6. Adriano Miguel 21 de Setembro de 2016 17:00

    parecia um contra-senso, ganhar massa muscular correndo, mas depois de ler o artigo entendi a ideia. Realmente se incorporarmos treino de força e uma boa alimentação é possivel correr e ganhar massa muscular. parabéns pelo post

  7. Julian 12 de Novembro de 2016 22:06

    Tenho 1,60 55 kilos , corro 20 minutos por dia , vou emagrecer muito ?

  8. Adriana campos 2 de Novembro de 2017 11:11

    Bom diaa só correr e tomar
    suplementos posso ganhar pernas??

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2019 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.