Alimentação, nutrição e emagrecer: Mitos e verdades – PARTE I

Autor: Filipa Vicente  /   Novembro 13, 2013  /   Publicado em Alimentação, Emagrecer a Correr, Slider  /   1 Comentário

mitos alimentaresTodos os dias convivemos com inúmeras mensagens sobre o que comer, o que não comer, truques e práticas invulgares e algumas duvidosas. No entanto, a obesidade continua a ser uma pandemia e o excesso de peso continua a ser uma preocupação para muitos. E mesmo assim todos os dias somos bombardeados com notícias de tentativas de encontrar a raiz do problema, algumas dignas da nova descoberta da roda.

Devo fazer 7 refeições por dia

Não existe um número fixo de refeições que deva fazer por dia, isso depende do horário de cada um assim como das suas necessidades energéticas e nutricionais.

Procure comer cada 2h30-3h30 para otimizar o controlo do apetite e o controlo dos níveis de açúcar no sangue, no entanto não precisa de comer cada 2h ou 3h, o seu sucesso não depende desse detalhe em específico.

No entanto, fazer merendas a meio da manhã e a meio da tarde não deve constituir um fator de stress para si. Se só consegue comer cada 4h, é plenamente suficiente desde que faça boas escolhas alimentares.

Para emagrecer, devo cortar nos hidratos e nas gorduras

Conforme explicámos neste artigo, o emagrecimento depende essencialmente do défice calórico e não propriamente da proporção de macronutrientes. Por isso não faz sentido cortar nos hidratos e fazer uma dieta hiperproteica, se não estiver em défice calórico não vai conseguir emagrecer.

As dietas hiperproteicas como a Dukan são fáceis de seguir porque eliminando a fonte de tentação, a disciplina é maior e com isso aparecem os resultados. Além disso, a proteína é bastante saciante ajudando no controlo do apetite o que por si só contribui para o controlo calórico.

Posso (e devo) usar alimentos light/integrais/diet

Pela mesma razão, não faz sentido absolutamente apostar unicamente em produtos light, etc. Tudo o que precisa para um emagrecimento saudável está nas seguintes secções do supermercado: carne, peixe, ovos, frutas e verduras, alguns congelados, mercearia “tradicional” e a isto junta água, lácteos q.b., ervas e especiarias.

O melhor conselho que lhe podemos dar é precisamente que evite produtos muito processados, transformados e embalados com o rótulo de “saudável”. O que é realmente saudável nem precisa de rótulo, está no seu estado natural e os seus únicos ingredientes são os naturalmente presentes no alimento.

Chá verde emagrece e o pão engorda

Se houvesse um alimento, um único, que emagrecesse ou engordasse, o excesso de peso deixaria de ser uma realidade e todos teríamos o corpo que desejamos. O mesmo se aplica se estivesse identificado um alimento, ou uma lista, que contribuísse diretamente para o ganho de peso.

Beba chá verde moderadamente, pelos seus benefícios acrescidos não apenas no metabolismo mas também na saúde. Não troque a sua garrafa de água por uma de chá verde porque dilui grande parte das suas propriedades, beba 1 a 3 chávenas por dia numa merenda ou numa refeição principal.

Sobre o pão, como é que pode engordar se 100g de pão, o que equivale a 4 saciantes fatias, têm apenas 200-300kcal e 100g dessas bolachas de rótulo “dourado” rondam pelo menos as 450kcal.

Não devo comer à noite

Pegando normalmente no princípio do défice calórico, é indiferente o horário das refeições. Pode ser um aspeto a otimizar mas não é determinante para emagrecer ou não. Se o seu almoço é a correr, se faz poucas merendas e são insuficientes, é natural que tenha fome ao chegar a casa, e porque não poderia comer uma tranquila, saciante, saborosa e nutritiva refeição de jantar?

Se calhar, também é preferível jantar do que passar o serão todo a atacar o frigorífico. Já refletiu sobre as vezes que isso aconteceu quando comeu apenas sopa ao jantar?

Estruture uma refeição equilibrada no lugar de se restringir excessivamente, o que interessa é o total diário e já falámos neste artigo sobre como controlar esse total.

Tem alguma questão que gostaria de ver desvendada sobre este assunto? Coloque-nos essas dúvidas que os artigos mais sensacionalistas lhe têm deixado.

Provas de Trail

One Comment

  1. Abdomen definido 21 de Fevereiro de 2014 1:12

    gostie do seu blog, muito informativo e cheio de dicas interessantes.. parabens

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.