NutriDúvidas

batido de recuperaçãoDúvida do Leitor Sérgio Aguiar

Para quem quer perder peso é ou não benéfica a ingestão de um batido de recuperação após treino, mesmo correndo só uma hora? Já sabemos que as marcas mandam tomar 3 a 4 medidas, normalmente tomo metade, será suficiente para a recuperação?

Resposta

Os batidos de proteína têm inúmeras vantagens mesmo quando se pretende emagrecer uma vez que além de ajudarem na recuperação, na manutenção da massa magra mas as proteínas do leite têm ainda efeitos interessantes no apetite o que pode ajudar a manter um plano alimentar adequado. Por isso, tem toda a vantagem em utilizar um suplemento proteico pós-treino.

No entanto, como em todos os suplementos, não deixamos de deixar a ideia de que a suplementação não deve substituir a alimentação pelo que se der mais jeito fazer uma refeição sólida após o treino, não deixe de lado essa oportunidade.

Combine proteína de fácil digestão como carnes magras como frango, peru ou mesmo vitela com arroz, massa ou batata doce, uma boa sopa de hortaliças para repor os minerais perdidos no suor e uma peça de fruta rica em antioxidantes como frutos vermelhos ou um citrino.

Desta forma, o batido pode servir para uma toma ocasional por exemplo nos dias de treino mais duro (intervalado, treino mais longo) ou quando ainda tem 1-1h30 entre o fim do treino e a refeição seguinte.

No que diz respeito à dose, deve ser adaptada ao peso da pessoa. Normalmente 100g de concentrado proteico têm entre 70 e 78g de proteína, logo um doseador de 30g tem perto de 22-25g de proteína. Para um homem de 70-75kg recomenda-se pelo menos essas 30g de proteína em pó mas para uma mulher de 50-55kg, basta metade a 2/3.

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES