City Race Euro Tour

City Race Euro TourAcabou de ser criada a Liga Europeia de provas de orientação urbana, uma iniciativa da qual faz parte o Grupo desportivo 4 Caminhos. A cidade do Porto estará incluída neste circuito que se iniciará já no próximo ano através do Porto City Race.

No Outono de 2014, quatro cidades incontornáveis da Europa vão estar em foco ao acolherem eventos que integrarão a primeira edição do City Race Euro Tour. A iniciativa que junta Londres, Porto, Edimburgo e Barcelona, procura novos praticantes ávidos de turismo desportivo.

Falamos com Fernando Costa, um dos mentores deste projeto, que nos explicou o que levou a ele e o GD4 Caminhos a criar este iniciativa única a nível europeu, explicando-nos ainda como tudo funcionará.

Como nasceu a ideia da criação deste Circuito?

A ideia nasceu quando organizamos a I edição do Porto City Race em Abril de 2012, ainda com a designação de “O’Porto Urban Race”, verificamos que o potencial de uma cidade como o Porto é brutal para este tipo de eventos.

O primeiro passo foi criar uma parceria com uma das mais famosas provas urbanas “London City Race” e daí pensamos em alargar o número de eventos e assim vai nascer em 2014 este circuito que poderá ser alargado no futuro a mais outras cidades. Basicamente o conceito nasceu no Porto e aqui aproveito para referir e agradecer o trabalho de conceção e liderança do Rui Tavares, que inicialmente tinha o projeto em mãos.

 

Qual é o programa?
Com início marcado para os dias 20 e 21 de Setembro 2014 na capital do Reino Unido, o certame passará pelo Porto, entre os dias 3 e 5 de Outubro e pela Escócia (Edimburgo, 11 e 12 de outubro), terminando em Espanha, (Barcelona, 1 e 2 de Novembro).

Em 22 de Setembro foi realizada a primeira divulgação com cartazes e folhetos em Londres durante a London City Race. No dia 01 de Outubro foram lançados o site oficial e a página no facebook.

O lema do Circuito “Think hard, run fast, feel good” pretende desmistificar o conceito de Orientação, como desporto saudável, inteligente, sempre ligado à procura do que de bom existe nas regiões onde se realizam os eventos, visando tanto o orientista mais cotado como o simples estreante.

Que filosofia está subjacente ao evento?
A filosofia dos eventos são a realização de percursos longos em cidade e não o tipo de sprint de orientação tradicional.
Este formato poderá atrair mais participantes que gostam de orientação e que aproveitam para disfrutar de algumas das mais belas cidades da Europa em termos turísticos. A exemplo do que fizemos este ano no Porto, os participantes vão ter pacotes turísticos com preços acessíveis e programas de qualidade que permitirão aos atletas que nos vistam com as suas famílias terem a vida facilitada.

 

Que novidades estão preparadas para o Porto City Race em 2014?
Penso que o programa para 2014 será muito aliciante e variado.

O Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos organiza eventos noturnos desde 2007. Na I edição do Norte Alentejano O’ Meeting em 2007, fizemos a nossa estreia “noturna” em Nisa.
No Porto isso ainda não tinha acontecido, e assim teremos em 2014:
– 03 de Outubro, Porto City Race by night – Prova noturna no centro histórico da cidade invicta.
– 04 de Outubro, Porto City Park (Relay & Score) – Prova de estafetas no Parque da Cidade. Para os que não consigam ter uma equipa para as estafetas haverá uma prova no sistema de Score (os participantes terão que controlar 30 pontos de controlo de uma matriz de cerca de 50 que a organização vai colocar no terreno. Cada ponto valerá uma determinada pontuação e vencerá aquele que conseguir fazer mais rápido chegar aos mil pontos, não podendo ultrapassar esse valor ficando sujeito a penalização).

– 05 de Outubro – Porto City Race – A prova rainha será realizada na Foz Velha

 

Como vai ser o Regulamento final do City Race Euro Tour?
Respeitando os critérios de cada uma das organizações, o certame terá um “ranking com várias classes de competição”.

Os pormenores estão em fase final de coordenação entre as várias organizações.

As organizações irão criar percursos adaptados a simples cidadãos que gostam de caminhar (tipo percursos turísticos) até à alta competição, tentando conquistar novos praticantes para a orientação através de uma cobertura mediática mais eficaz e que promova a modalidade, procurando com isso fomentar o turismo desportivo.

O CorrerPorPrazer.com orgulha-se em ser média partner do City Race Euro Tour e trará até si todas as incidências desta liga e das respetivas provas europeias que a integram.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES