Grande Trail Serra D’Arga

Grande Trail Serra D'ArgaUma das melhores provas nacionais de trail irá realizar-se já no próximo dia 28 de Setembro e contará com 2000 participantes, provenientes de 10 países. Como tem vindo acontecer desde a primeira edição, o CorrerPorPrazer.com é média partner deste evento e trará até si toda a informação que à mesma diga respeito.

O Grande Trail Serra D’Arga® (GTSA) é um evento de trail running com três provas. Um ultra trail, com 45 km’s e 5000m de desnível acumulado, um trail longo, com 21 km’s e 2000m de desnível acumulado e um trail curto/caminhada, com 13 km’s e 1300m de desnível acumulado.

À 3ª edição, o GTSA afirma-se como o evento de trail mais aguardado do calendário nacional e a prová-lo está o fato de, a um mês do evento, a prova ultra e a de trail longo terem esgotado, com um total de 1500 participantes. Para o trail curto/caminhada estarão à partida alinhados 300 participantes, que percorrerão os trilhos da Serra de Arga ao longo dos Concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima.

O evento tem reunido cada vez mais atenção além-fronteiras e, nesta edição, são dez os países presentes (Portugal, Espanha Hungria, Cuba, Holanda, Áustria, Moçambique, Eslovénia, Inglaterra e Itália), provenientes de três continentes.

Os esforços de manter o nível internacional, com atletas de renome, mantém-se. Após a presença, em 2012, do italiano Marco Olmo, uma lenda viva do trail mundial, em 2013 Miquel Capó, o craque Maiorquino que se tornou no 2º espanhol a fazer pódio na mítica Marathon Des Sables, estará a correr com todos no GTSA.

Este ano foi estabelecido um acordo com a FADU (Federação Académica de Desporto Universitário), para implementar no Grande Trail de Serra de Arga® uma prova de Trail Running Universitário, algo que acontecerá pela primeira vez em Portugal, depois de ter sido também a primeira prova em Portugal com provas de Trail Jovem.

Neste evento duas provas (trail longo e ultra trail) contam também para os circuitos nacionais de trail e ultra trail da Associação de Trail Running Portugal (ATRP), nesta que será a última prova pontuável, e cuja cerimónia de prémios do circuito decorrerá após a entrega de prémios aos vencedores do GTSA.

Paralelamente decorrerá uma prova de Trail Jovem, esperando-se cerca de 200 participantes.

Em termos logísticos, este evento contará com cerca de 300 voluntários, mais de 50 elementos na proteção e socorro, destacando-se uma corporação da GNR de resgate em Montanha (GPIS), cinco ambulâncias, entre outros meios de socorro.

A organização está a cargo de Carlos Sá, com apoio das Câmaras de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, o seu clube – Desnível

Positivo – e as Juntas das Freguesias de Dem, Montaria, Estorãos, Arga de cima, Arga de Baixo e S. João.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES