Nutridúvidas – Porque não perco peso?

Autor: Filipa Vicente  /   Agosto 19, 2013  /   Publicado em Alimentação
Tags: filipa vicente, nutrição perder peso
Tempo de Leitura: 2 minutos

Isso de eu corro logo gasto, logo posso comer, a meu ver não dá resultado pois eu tenho 96 kgs , faço 3 dias por semana ciclismo com voltas de 2:30, gasto calórico a rondar as 1300 kcal e ao domingo volta de 4/5 horas com gasto calórico a rondar as 3000 kcal e o meu peso não baixa.

Por vezes ainda corro 1 a 2 vezes por semana ..e evito comer os fritos e doces e tal e o meu peso não baixa …temos de ter em conta também os gasto calórico basal e todas as calorias ingeridas versus peso corporal pois eu com 96 kgs tenho um gasto calórico basal superior ao de um individuo com 70kgs….

Resumindo, eu para perder peso tenho de ter uma dieta rigorosa ou então o meu corpo, devido ao excesso de treino já não queima o que aparece no pulsometro?

Rui

Comentário feito ao artigo: Corro logo queimo calorias

Olá Rui,

O artigo em questão que comentou dirigia-se especificamente ao que conseguimos queimar quando corremos, motivando alguns utilizadores a utilizar os treinos como forma de queimar os excessos na alimentação.

No entanto, a alimentação não pode viver de excessos, nem daquele tipo de alimentos (sobremesas, bolos, etc.) nem de quantidades excessivas mesmo dos alimentos que frequentemente consideramos “saudáveis”  – cereais, pão escuro, carne, peixe, ovos, etc.

Emagrecer depende de um défice calórico, portanto as calorias ingeridas através da alimentação têm de ser menos do que as gastas pelas atividades do dia-a-dia e as necessárias para as funções vitais. Para poder criar esse défice calórico é naturalmente necessário estimar – as calorias que o seu corpo queima em repouso, quanto queima no exercício e as calorias que ingere na alimentação.

Leia também ...  Quer emagrecer? Não faça dieta!

No que diz respeito ao que queima no exercício, os pulsómetros e outros aparelhos nem sempre dão uma ideia 100% correta do gasto, muitas vezes sobrestimam. Mas é uma indicação obviamente. Faltaria portanto assegurar que as calorias ingeridas não são mais do que as gastas entre o treino e o dia-a-dia.

O que lhe recomendaria, e vai ser falado brevemente num artigo, é que analise o seu padrão de consumo. Hoje em dia encontra inúmeras ferramentas online como o Fatsecret ou o Myfitnesspal que lhe permitem estimar quanto ingere em calorias e macronutrientes por dia. Além disso, tente eliminar excessos: salgados, bolos, bolachas, açúcar no café/chá, refrigerantes, bebidas alcoólicas e diminui a frequência com que faz os excessos de doces, etc. Melhore progressivamente as suas escolhas e vá melhorando a alimentação aos poucos.

Bons treinos,

Filipa Vicente

Sobre Filipa Vicente

Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: www.filipavicente.net
Fyke

6 Comentários

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *