Corrida – Um desporto para a vida

Corrida - Um desporto para a vidaCada vez há mais pessoas a praticar desporto, cada vez há mais gente a correr nas ruas, cada vez há mais provas de estrada e de trail. A corrida está na moda? Eu acho que não. A corrida veio para ficar ao contrário das modas que vão e vêm.

A corrida não é um “Hit and Run”, que é uma forma de jogar poker e que consiste em chegar com pouco dinheiro, ganhar e ir embora de bolsos cheios.

A corrida é mais do que chegar, correr e ir embora. Penso mesmo que o sucesso e o exponencial aumento do número de corredores está relacionado com o convívio, a amizade, a entreajuda e a forma de superar obstáculos pelos quais já quase todos ultrapassamos.

Salvo raras exceções associadas quase sempre a grandes lesões, raramente vemos atletas que abandonam a modalidade. O vício de correr é de tal forma que já não é muito estranho vermos atletas com 70 e mais anos a correrem a maratona.

Os tempos mudaram. Conheço corredores que praticam a modalidade há mais de 40 anos.

Dizem que nesses tempos eram maltratados por quem os via a passar. “Se tens força vai trabalhar…”, havendo mesmo casos extremos de apedrejamentos. Outros tempos…

Quem sabe um dia vejamos com muito maus olhos todos aqueles que não praticam qualquer atividade física.

Noutros países, onde por vezes me desloco para participação em maratonas internacionais, vejo milhares de pessoas a correr. Maratonas com 40.000 pessoas que esgotam as inscrições com cerca de 1 ano de antecedência. Por exemplo na Alemanha existem mais de 200 maratonas por ano. Ora se nesses países, a “moda” pegou, porque é que em Portugal a moda haveria de “despegar”?

Estamos no bom caminho. Há provas de trail nacionais que preenchem com grande facilidade as vagas disponíveis. São exemplos disso o Grande Trail Serra D’Arga, Trail Noturno da Lagoa de Óbidos ou Os Trilhos dos Abutres. Penso que a variedade neste tipo de provas também faz com que cada vez haja mais adeptos. A rotina não é boa amiga dos corredores. Onde haja uma prova nova ou com novidades, lá estarão os corredores em força. Veja-se a Color Run, Urbanathlon, Urban Trail, Provas de obstáculos, tudo serve para motivar e trazer para a corrida os mais relutantes sedentários.

O efeito social das corridas engrossa o pelotão nacional e mundial.

Há empresas estrangeiras que incutem nos seus colaboradores a prática do exercício físico, organizam-se para a participação em provas, juntam a família e criam um espirito de grupo e de companheirismo que por vezes é difícil de alcançar entre as paredes da empresa.

Tenho dúvida que algum de nós nunca tenha trazido pelo menos um amigo para a corrida e esse mesmo amigo tenha feito o mesmo. O aumento é exponencial graças ao “passo a palavra”. Mostra o que corrida te trouxe de bom e facilmente convencerás outros a juntarem-se a ti.

Corre, trás um amigo, serás mais saudável e o teu amigo também.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Vai para 7 anos que era sedentário e que um amigo me trouxe para a corrida. Nem sempre fui regular a correr mas o vício entranhou-se.

    Cheguei mesmo a fazer meias maratonas e lembro-me de na minha primeira meia maratona, a cerca de 200 mts da meta ter que parar com caimbras e ter sido ultrapassado por um corredor que teria mais de 70 anos.

    Foi uma imagem que nunca esqueci, não por ter sido ultrapassado, mas pela admiração para com aquele corredor que com aquela idade completou uma prova daquelas.

    Atualmente o “bichinho” cresceu e aquilo que eu considerada apenas para alguns “malucos”, a MARATONA, tornou-se no meu principal objectivo.

    Já consegui trazer alguns amigos para a corrida, ainda que não para participar em provas, mas apenas para a prática de desporto.

    Boas corridas,

    Fernando Varela

  2. Olá Fernando
    Como o compreendo. Acabamos por passar todos pelo mesmo. O importante é mostrar aos nossos amigos o quanto a nossa vida mudou com a corrida.
    Dessa forma, talvez eles também queiram ser mais felizes.
    Boas corridas.
    Cumprimentos
    Vitor Dias

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES